Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Cardápios diferentes para deputados e senadores

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Cardápios diferentes para deputados e senadores

Congresso em Foco

4/8/2010 18:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37739" align="alignleft" width="300" caption=""][/caption]

Roseann Kennedy
 
O encontro dos ministros com senadores da base aliada ao Governo Lula, na terça-feira (03), foi para "partilhar o pão" e sonhar com a divisão de cargos num eventual governo Dilma Roussef. Os presentes pareciam ter gostado do cardápio, demoraram no almoço e saíram sorridentes apostando em vitória. Aliás, por falar em menu de verdade, os senadores elogiaram o churrasco e os camarões servidos.
 
Mas, o cardápio na "confraternização" com os deputados, como eles preferem chamar, foi mais pesado e até um pouco indigesto. Além de serem politicamente forçados a baixar a bola e evitar declarações com o clima de já ganhou, o que certamente deixou muitos com a língua coçando, nas rodas de conversas circularam cobranças por espaço e por dinheiro.

Claro que não é nada agradável para o Planalto ouvir reclamações por liberação de emendas parlamentares a essa altura do campeonato. Afinal, a verba agora não pode mais ser liberada devido à legislação eleitoral. Então, como administrar a insatisfação dos aliados que reclamaram da burocracia da Caixa Econômica Federal para entregar o dinheiro? Por enquanto, com muita conversa e ainda mais promessa. É assim no ambiente político.

É verdade que o Governo sempre nega qualquer negociação de emendas em troca de apoio político. "Não há toma lá, dá cá", afirmam categóricos os representantes do Planalto sempre que indagados sobre o assunto.

Mas um dos deputados presentes no encontro deixou claro que não estava a fim de se empenhar totalmente na campanha sem ter a certeza do recebimento da verba para seus projetos.
 
Os parlamentares também tentaram demarcar território. Foram explícitos no sentido de quererem dividir espaço num eventual Governo Dilma, a começar pelas indicações para a composição da Mesa Diretora da Câmara. A aposta da maioria dos partidos é de que eles terão bancadas maiores. Com isso, não vão querer apenas baixar a cabeça para as imposições do PT e do PMDB.

É no mínimo prudente que discussão sobre divisão de cargos e espaço político seja evitada publicamente. Os próprios petistas gostam de repetir que dá azar sentar na cadeira antes de eleito. Uma clara provocação ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que a pedido de jornalistas, em 1985, tirou uma foto sentado na cadeira de prefeito antes da eleição. E acabou perdendo para Jânio Quadros.
 
Ah, em tempo: se reclamaram do cardápio político, os deputados não elogiaram a refeição também.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Joaquim Roriz é barrado no DF pela ficha limpa

TRE-PA livra Jader Barbalho e Paulo Rocha

Jerônimo Reis é cassado na Câmara por improbidade

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

segurança

Deputados propõem proibição de assentos verticais em aviões no Brasil

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES