Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/6/2010 17:11
Rodolfo Torres e Renata Camargo
A campanha da candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva (AC), está orçada em R$ 90 milhões. A convenção do partido, que ocorre nesta quinta-feira (10) em Brasília, também confirmou a candidatura dela e do empresário Guilherme Leal, presidente da Natura, para a vice-presidência.
Os delegados do partido também decidiram pelo lançamento do máximo possível de candidatura própria no estados. A intenção é aumentar a visibilidade da candidata da legenda. O partido ainda não chegou a um consenso em relação à eventuais coligações.
Durante a convenção, um imprevisto. Diante da cúpula do partido, incluindo Marina e seu vice, um palhaço invadiu o palco e fez uma crítica por meio de rimas declamadas. O paulista Rodrigo Lopes foi retirado quando fez críticas ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), bem diante de um dos filhos do parlamentar: o deputado Sarney Filho (PV-MA).
Programa de governo
O encontro também debateu o programa de governo de Marina. Em termos de política econômica, ele prevê manter "metas de inflação, responsabilidade fiscal e câmbio flutuante" adotadas pelos últimos governos.
Também defende uma reestruturação tributária e a reforma da Previdência, para tratar de três segmentos: "Os jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho; os adultos do setor privado e do funcionalismo que estão na ativa; e os idosos que já estão aposentados".
O documento aponta também como diretriz o estímulo à geração de "empregos verdes", calcados em uma economia sustentável, a gestão estratégica dos recursos naturais não renováveis e o agronegócio sustentável, direcionado ao aumento de produção pelo ganho da produtividade e uso das áreas já desmatadas.
Segundo o programa, o governo do PV irá priorizar o saneamento básico e se empenhar na preparação do país para a Copa do Mundo, as Olimpíadas de 2016, no Rio, e a Convenção Internacional Rio + 20.
No texto, o PV sugere ainda a implantação de uma nova estrutura institucional da segurança pública, mas não cita diretamente a criação de um ministério para tratar somente desse tema. O texto propõe também que o Estado "se torne mais eficiente, que evite o desperdício e que mobilize as forças criativas e o empreendedorismo dos brasileiros".
Entre os compromissos de campanha, o PV inclui a transparência na arrecadação e aplicação de doações, a neutralização das emissões de carbono da campanha, a participação em debates e o não ataque pessoal de qualquer tipo.
"Nenhum ataque ou ofensa pessoal será dirigida a qualquer candidato, bem como qualquer forma de obtenção de informação que violem os marcos do estado democrático de direito".
Veja aqui a íntegra do programa de governo da candidata Marina Silva
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora