Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Aldo Rebelo dispensa pequenos de reserva legal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Aldo Rebelo dispensa pequenos de reserva legal

Congresso em Foco

8/6/2010 14:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Renata Camargo

O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) apresenta hoje (8) o seu relatório sobre as mudanças no Código Florestal brasileiro. Rebelo construiu um substitutivo a 11 projetos que modificam leis ambientais. Entre as alterações propostas, está a retirada da obrigatoriedade de pequenos proprietários definirem a reserva legal. Segundo o relatório, terras com até 4 módulos rurais não precisarão mais delimitar a reserva legal.

Esse é um dos pontos mais polêmicos do debate sobre mudanças no Código Florestal. Reserva legal é a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa.

Veja a íntegra do relatório

De acordo com o atual Código Florestal, todas as propriedades rurais na Amazônia, por exemplo, devem destinar 80% de sua área para a reserva legal. Parlamentares ligados aos interesses do setor agropecuário argumentam que essa obrigatoriedade tem inviabilizado o plantio e a criação de animais, em especial, nas pequenas propriedades rurais.

Em seu substitutivo, Aldo Rebelo modificou também os percentuais de reserva legal. Segundo o texto, apenas os imóveis situados em áreas de formações florestais na Amazônia Legal terão de ter 80% de reserva. Imóvel situado em área de formações savânicas precisará destinar 35% para reserva legal, enquanto aqueles situados em área de formações campestres deverão deixar 20% de reserva legal.

O relatório prevê que, quando indicado pelo zoneamento ecológico-econômico (ZEE), para fins de regularização ambiental, será possível reduzir de 80% para até 50% a reserva legal em imóveis em área de formação florestal e de 35% para 20% a reserva em imóveis em área de formação savânica. Estabelece também que o poder público poderá ampliar em até 50% a reserva legal de áreas fora da Amazônia Legal.

Neste momento, Aldo Rebelo dará início à leitura de seu relatório que contém 25 páginas. Parlamentares ligados aos ambientalistas usam estratégias regimentais para tentar atrasar a apreciação da proposta. O deputado Sarney Filho (PV-MA) lamentou que os próprios membros da comissão só tenham tido acesso ao substitutivo na tarde de hoje.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Código Florestal

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

ENERGIA RENOVÁVEL

Governo impõe uso de energia limpa nova em projetos de exportação

Meio ambiente

Fundo Amazônia financiará combate a incêndios no Cerrado e Pantanal

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Eduardo não quebrou o decoro, diz presidente do Conselho de Ética

2

Reforma Administrativa

Hugo Motta convoca debate sobre reforma administrativa

3

Emendas PIX

Dino manda investigar uso de R$694 milhões em emendas Pix sem plano

4

PEDIDO AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Moraes pede extradição de seu ex-assessor acusado de vazar informações

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Flávio Bolsonaro relata assalto na residência de seus avós no RJ

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES