Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/5/2010 20:14
Mário Coelho
O PSDB entrou na tarde desta sexta-feira (7) com uma representação para suspender a propaganda partidária no PT por campanha antecipada da pré-candidata do partido Dilma Rousseff. Os tucanos acusam os petistas de fazer "inequívoca promoção pessoal" da ex-ministra da Casa Civil. A ação, protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), terá como relator o ministro Aldir Passarinho Junior. O PSDB pede também que seja cassado todo o espaço previsto para o PT no primeiro semestre de 2011.
De acordo com o TSE, os tucanos afirmam que foram feitas duas inserções, cada uma de 30 segundos, "inequívoca promoção pessoal" da eventual candidatura da ex-ministra da Casa Civil à presidência da República. No pedido de liminar da representação, o PSDB solicita à corte eleitoral a imediata suspensão da veiculação dos dois conteúdos de inserções exibidos. O PSDB reforça que a liminar precisa ser deferida com urgência pelo TSE porque o PT irá veicular outra série de inserções partidárias já neste sábado (8) e na próxima terça-feira (11).
Segundo o partido, o teor das duas inserções partidárias promove de forma clara o nome de Dilma Rousseff como a pessoa mais apta a dar continuidade as ações do atual governo. Argumenta o PSDB que, após fazer elogios ao governo Lula, as inserções do PT fazem "clara comparação de governos" e concluem em favor da necessidade de dar continuidade à atual administração, sugerindo de forma subliminar que tal fato somente seria alcançado com a eleição de Dilma.
"A propaganda, como se vê, não trata de difundir programas do partido, mensagens aos filiados e tampouco sua posição em relação a temas político-partidários", afirmam os advogados do PSDB. Para o partido, o teor das inserções partidárias veiculadas pelo PT "é claro e inequívoco" ao buscar transmitir ao eleitorado "a ideia de que o candidato apoiado pelo Presidente Lula é mais apto a dar continuidade às conquistas de seu governo".
A segunda propaganda, de acordo com a representação, prega o continuísmo e apresenta Dilma dizendo que é preciso continuar no mesmo caminho. "Não bastasse, a segunda peça recebe a seguinte assinatura: 'O Brasil já encontrou o rumo certo. É hora de acelerar e ir em frente. PT'", acrescentou o PSDB.
Tags
Temas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro