Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/4/2010 6:00
Aguinaldo de Jesus (PRB) - Deputado distrital no terceiro mandato e pastor evangélico, foi secretário de Esportes no governo de José Roberto Arruda. Principais objetivos: executar à risca o Plano Plurianual de governo (PPA) já aprovado, a fim de garantir a estabilidade; reuniões mensais do governador com representantes da sociedade civil, para dar transparência ao governo, e valorizar ações que promovam a economia solidária e o cooperativismo. O vice é Roberto Wagner Monteiro.
Antônio Ibañez (PT) - Foi secretário de Educação no governo de Cristovam Buarque e reitor da UnB, onde leciona no Departamento de Engenharia Mecânica. Entre outras ações, propõe a criação de um "comitê independente de vistoria" para fiscalizar as obras em execução, a adoção de medidas práticas contra a corrupção, como a conclusão de auditorias contra agentes públicos e políticos, e a abertura de canais de participação, como o Orçamento Participativo". O vice é Cícero Rola.
Luiz Filipe Coelho (PTB) - Subprocurador-geral da Procuradoria-Geral da República e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no DF, o candidato também se compromete com a transparência, incluindo o orçamento participativo, e pretende dar continuidade às obras "legitimamente contratadas", com incremento daquelas voltadas para o trânsito e o transporte de massa, visando à Copa do Mundo. Também quer construir mais postos policiais. O vice é João Estênio Bezerra.
Messias de Souza (PCdoB) - Ex-secretário de Desenvolvimento Social do governo de Cristovam Buarque, foi assessor especial do ministro do Planejamento, Guido Mantega. Promete rigor na análise da legalidade dos contratos em andamento e alinhamento das políticas públicas do DF àquelas estabelecidas pelo governo federal. Quer reativar a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) e o Batalhão Escolar, e ampliar as equipes do Saúde da Família. A vice é Amância Ferreira.
Rogério Rosso (PMDB) - Foi secretário de Desenvolvimento Econômico e administrador de Ceilândia no último governo Roriz e, na gestão de Arruda, presidiu a Codeplan. Aponta três pilares para apoiar a gestão dos recursos públicos: planejamento, transparência e controle das contas públicas. Propõe-se a "redesenhar de imediato a estrutura da máquina pública utilizando novas ferramentas de gestão" e, como outros, assegura a continuidade das obras legalmente contratadas. A vice é Ivelise Longhi.
Wilson Lima (PR) - Governador em exercício do DF, alçado ao cargo porque estava na presidência da Câmara. O candidato exerce pela terceira vez mandato de deputado distrital. Promete transparência nos gastos públicos, conclusão das obras e início de outras previstas no Plano Plurianual (PPA), além de corte dos gastos supérfluos, "direcionando os recursos para as áreas de saúde, educação e segurança", que terão atenção especial, de acordo com o plano de governo apresentado. O vice é Jucivaldo Salazar.
Temas
LEIA MAIS
DESVIO BILIONÁRIO
Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski
OPERAÇÃO SEM DESCONTO
PAINEL DO PODER
Apoio ao fim da escala 6x1 no Congresso vai além dos governistas
SEGURANÇA PÚBLICA
Senado vota PEC que inclui guardas e agentes na Constiuição; entenda