Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Banco Central quer regular cartões de crédito

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Banco Central quer regular cartões de crédito

Congresso em Foco

31/3/2010 16:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37429" align="alignleft" width="300" caption="Audiência na Câmara discutiu possibilidade de regras para baixar juros dos cartões de crédito"]Audiência na Câmara discutiu possibilidade de regras para baixar juros dos cartões de crédito[/caption]

Eduardo Militão
Os juros de 10% ao mês dos cartões de crédito até constrangem os banqueiros, mas a redução das taxas não está nos planos deles. Representantes dos bancos e das administradoras de cartões afirmaram, nesta quarta-feira (31) na Câmara, que as taxas cobradas servem para "equilibrar" o sistema e que as margens de lucro das instituições financeiras se assemelham às dos demais países.

O Banco Central quer regulamentar o setor para aumentar a concorrência e diminuir a lucratividade do ramo. Uma das ideias pensadas é obrigar o uso de uma única máquina leitora de cartões de diversas bandeiras, o que diminuiria o custo para lojas e outros serviços. Ao mesmo tempo, as financeiras propõem uma autorregulação.
 
O vice-presidente de cartões do Itaú Unibanco, Márcio Schettini, diz que ninguém quer cobrar 10% dos clientes, mas apenas 1%. "Vocês se sentem confortáveis por cobrar 10%? Ninguém se sente confortável; nós queríamos cobrar 1%", garantiu ele.

Os representantes das administrações chegaram a fazer uma declaração inusitada: disseram depender dos maus clientes, que atrasam seus pagamentos. Segundo eles, no Brasil, quem paga a fatura em dia não paga nenhum juro. Assim, os cerca de 20% que atrasam os pagamentos ficam responsáveis por custear toda a operação da clientela inteira.

Os deputados questionaram os executivos. O presidente da Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marco Ubiali, lembrou que, mesmo quando o cliente paga em dia, 40 dias depois, o lojista só é reembolsado pelo banco nesse prazo. "Essa conta aí do senhor não bate, no meu entendimento", duvidou.

O deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) solicitou à Mesa a criação de uma CPI do Cartão de Crédito. "As taxas são extremamente altas", reclamou. Para o deputado, as administradoras têm interesse em que o cliente atrase os pagamentos para faturarem mais. Schettini e o presidente do Banco Credicard, Leonel Andrade, negaram a tese.

Dados do Banco Central referentes a 2009, lidos por Bacelar, dão ideia do peso dos juros dos cartões na economia:

Tipos de financiamento
Cartão de crédito   -   238% ao ano
Cheque especial   -   159% ao ano
Empréstimo pessoal   -   35% ao ano
Financiamento de veículos   -   16,9% ao ano

Leonel Andrade, da Credicard, e Schettini afirmaram que os bancos sempre têm que pagar antes de receber dos lojistas, em média 12 ou 13 dias. E que, por isso, assumem uma despesa que é cobrada apenas daqueles que atrasam as faturas.

O presidente da Cielo - empresa que credencia lojistas a usarem a bandeira Visa e está em negociação com a a Mastercard - disse que autorregulação do setor vai aumentar a concorrência entre as empresas. Rômulo Dias anunciou que, a partir de 1º de julho, as máquinas de ler cartões estarão habilitadas para receberem todas as bandeiras. "Isso vai acirrar a concorrência. Pode parecer balela, mas vocês vão ver de fato", prometeu.

A medida vai reduzir os custos dos lojistas ao permitir que ele use uma única máquina. Segundo Schiettini, o consumidor poderá ser beneficiado com a nova margem de lucro do lojista. Rômulo Dias é mais cético: o aluguel de cada equipamento é de cerca de R$ 60, o que pouco vai impactar na vida do cliente.

Leia também:

Brasileiro tem, em média, três cartões no bolso

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

2

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

3

CÂMARA

Entenda o processo contra os 14 deputados denunciados após motim

4

LEVANTAMENTO DO SENADO

Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025

5

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES