Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/3/2010 14:34
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado promove audiência pública amanhã (2) com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos. Jobim foi convidado pela comissão a pedido dos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Renato Casagrande (PSB-ES).
O Programa Nacional de Direitos Humanos tem causado polêmica em diversos pontos de seu texto como no que se refere à criação da chamada Comissão da Verdade, que serviria para esclarecer fatos ocorridos durante a ditadura. A proposta também tem enfrentado resistência dos ruralistas e dos oposicionistas, que alegam que o documento abre espaço para a censura e a intervenção do Estado no conteúdo de empresas de rádio e TV, além de estimular ocupações de terra.
Veja a íntegra do Programa Nacional de Direitos Humanos
O governo se comprometeu a enviar ao Congresso, até o próximo mês, um projeto de lei que cria a Comissão da Verdade. Antes mesmo de chegar ao Parlamento, a proposta enfrenta resistência de parlamentares ligados aos militares e de congressistas que alegam que as apurações contrariam a Lei de Anistia, de 1979.
O secretário de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, também deve ser chamado a falar sobre o assunto nos próximos dias na mesma comissão. A convocação dele foi aprovada semana, quando a base governista derrubou o requerimento que convocava a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O pedido original havia sido aprovado no início de fevereiro pela oposição. Ainda não há data prevista para a audiência com Vannuchi.
Leia ainda:
Governistas derrubam convocação de Dilma na CCJ
Senado convoca Dilma para explicar programa de direitos humanos
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda as mudanças de Derrite no projeto antifacção do governo Lula
Lançamentos e disputas
Após polêmicas, Nikolas vai a sessão de autógrafos com Ana Campagnolo