Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Paulo Octávio cancela reunião com distritais

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Paulo Octávio cancela reunião com distritais

Congresso em Foco

12/2/2010 12:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM), desistiu de participar de uma reunião na manhã desta sexta-feira (12) com deputados distritais para discutir a sucessão do poder na capital do país.

Previsto para acontecer às 9h de hoje, o encontro teria como tema principal a prisão do governador José Roberto Arruda (sem partido). Porém, como membros da Mesa Diretora e líderes partidários começaram a discutir o pedido de intervenção federal em Brasília, Paulo Octávio considerou que sua presença na Casa poderia trazer embaraços aos distritais.

Mas outra preocupação passa pelo gabinete do vice-governador. A possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) conceder habeas corpus a Arruda - e automaticamente colocá-lo novamente na chefia do Executivo -, também é um fator de preocupação. A análise feita por assessores é que decisões tomadas por Paulo Octávio venham a se chocar com a volta do governador ao cargo. Por isso, a discussão da governabilidade neste momento foi colocada em segundo plano. O vice-governador, após esperar pelos distritais, agora já está despachando no Palácio do Buriti.

Neste momento, os distritais analisam com assessores e com o secretário de Transportes, Alberto Fraga, o pedido de intervenção federal protocolado ontem no STF pela Procuradoria Geral da República (PGR). Além disso, procuram maneiras de dar satisfações à opinião pública. A intenção é indicar os dois nomes que faltam para a CPI da Corrupção. Também discutem o destino dos oito deputados que respondem a processo por quebra de decoro parlamentar na Casa. A tentativa é de evitar a intervenção.

O pedido está nas mãos do presidente do Supremo, Gilmar Mendes. O regimento da corte determina que, em processos desse tipo, o chefe do poder Judiciário tenha a prerrogativa de analisar a intervenção. Caso seja aprovada, o presidente Lula indicará um nome para conduzir o Distrito Federal. Antes, porém, ele precisa passar pelo crivo do Congresso. Gilmar Mendes já requisitou mais informações sobre a Caixa de Pandora ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao governo do DF. A decisão, no entanto, só vai sair depois do carnaval.

Como o Congresso em Foco mostrou hoje, Paulo Octávio vai se transformar em alvo de várias frentes. A Ordem dos Advogados do Brasil do DF (OAB-DF) protocola nesta tarde o pedido de impeachment do vice-governador. Além disso, Paulo Octávio terá de administrar o fogo amigo vindo de seu próprio partido, o DEM. Caciques nacionais do partido jogam pesado no sentido de tentarem se desvencilhar da ideia de que têm relação com o escândalo dos panetones de Brasília.

Leia também:

Os detalhes de como se deu a prisão de Arruda

Tudo sobre a Operação Caixa de Pandora e o mensalão do Arruda

Impeachment já para Arruda e Paulo Octávio!

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

OPERAÇÃO OVERCLEAN

PF investiga desvios de emendas parlamentares na Bahia

CORRUPÇÃO

Acordos de leniência já devolveram R$ 10 bilhões aos cofres públicos

DESVIO BILIONÁRIO

Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Prêmio Congresso em Foco 2025

Prêmio Congresso em Foco 2025: veja quem lidera 2ª parcial da votação

2

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

3

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

4

OPERAÇÃO POLICIAL

Gabinete do deputado Júnior Mano é alvo de operação da PF

5

PT

Guilherme Sigmaringa vence eleição e vai comandar PT do DF até 2029

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES