Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Paulo Octávio cancela reunião com distritais

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Paulo Octávio cancela reunião com distritais

Congresso em Foco

12/2/2010 12:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM), desistiu de participar de uma reunião na manhã desta sexta-feira (12) com deputados distritais para discutir a sucessão do poder na capital do país.

Previsto para acontecer às 9h de hoje, o encontro teria como tema principal a prisão do governador José Roberto Arruda (sem partido). Porém, como membros da Mesa Diretora e líderes partidários começaram a discutir o pedido de intervenção federal em Brasília, Paulo Octávio considerou que sua presença na Casa poderia trazer embaraços aos distritais.

Mas outra preocupação passa pelo gabinete do vice-governador. A possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) conceder habeas corpus a Arruda - e automaticamente colocá-lo novamente na chefia do Executivo -, também é um fator de preocupação. A análise feita por assessores é que decisões tomadas por Paulo Octávio venham a se chocar com a volta do governador ao cargo. Por isso, a discussão da governabilidade neste momento foi colocada em segundo plano. O vice-governador, após esperar pelos distritais, agora já está despachando no Palácio do Buriti.

Neste momento, os distritais analisam com assessores e com o secretário de Transportes, Alberto Fraga, o pedido de intervenção federal protocolado ontem no STF pela Procuradoria Geral da República (PGR). Além disso, procuram maneiras de dar satisfações à opinião pública. A intenção é indicar os dois nomes que faltam para a CPI da Corrupção. Também discutem o destino dos oito deputados que respondem a processo por quebra de decoro parlamentar na Casa. A tentativa é de evitar a intervenção.

O pedido está nas mãos do presidente do Supremo, Gilmar Mendes. O regimento da corte determina que, em processos desse tipo, o chefe do poder Judiciário tenha a prerrogativa de analisar a intervenção. Caso seja aprovada, o presidente Lula indicará um nome para conduzir o Distrito Federal. Antes, porém, ele precisa passar pelo crivo do Congresso. Gilmar Mendes já requisitou mais informações sobre a Caixa de Pandora ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao governo do DF. A decisão, no entanto, só vai sair depois do carnaval.

Como o Congresso em Foco mostrou hoje, Paulo Octávio vai se transformar em alvo de várias frentes. A Ordem dos Advogados do Brasil do DF (OAB-DF) protocola nesta tarde o pedido de impeachment do vice-governador. Além disso, Paulo Octávio terá de administrar o fogo amigo vindo de seu próprio partido, o DEM. Caciques nacionais do partido jogam pesado no sentido de tentarem se desvencilhar da ideia de que têm relação com o escândalo dos panetones de Brasília.

Leia também:

Os detalhes de como se deu a prisão de Arruda

Tudo sobre a Operação Caixa de Pandora e o mensalão do Arruda

Impeachment já para Arruda e Paulo Octávio!

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

STF nega pedido de defesa e mantém Arruda preso

OAB confirma pedido de impeachment de Paulo Octávio

Arruda se diz vítima de "maquinações diabólicas"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES