Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Dilma encosta em Serra, segundo CNT/Sensus

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Dilma encosta em Serra, segundo CNT/Sensus

Congresso em Foco

1/2/2010 13:16

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37300" align="alignleft" width="300" caption="Ela vem chegando. Segundo pesquisa CNT/Sensus, Dilma Roussef já está praticamente empatada com José Serra"]Ela vem chegando. Segundo pesquisa CNT/Sensus, Dilma Roussef já está praticamente empatada com José Serra[/caption]

Fábio Góis

A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, candidata do presidente Lula à sua sucessão, já aparece empatada com o governador de São Paulo, José Serra, nas intenções de voto. Nova rodada da pesquisa do Instituto Sesus contratada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra Serra com 33,2%, na liderança, seguido bem de perto por Dilma, com 27,8%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, a diferença já configura empate técnico. "Os resultados demonstram que o nome de Dilma Roussef vem crescendo na disputa e consolida-se como candidata competitiva", registra a conclusão da pesquisa.

A situação foi registrada na lista mais competitiva, que tem também o deputado Ciro Gomes, do PSB, como candidato. Ciro aparece na lista em terceiro, com 11,9%. Marina vem em seguida, com 6,8%.

A pesquisa, porém, volta a mostrar que Ciro, embora seja da base governista, é mais adversário de Serra que de Dilma. E que, embora o presidente Lula esforce-se para demovê-lo da disposição de disputar a presidência, sua presença no pleito pode acabar beneficiando Dilma. Quando ele sai do páreo, quem cresce não é a ministra da Casa Civil, mas Serra. Sem Ciro, Serra vai a 40,7%, enquanto Dilma fica com 28,5%, e Marina Silva com 9,5%.

Em um eventual segundo turno, a simulação da CNT/Sensus mostra Serra na liderança, com 44% das intenções de voto, contra 37,1% de Dilma Rousseff. Neste caso, os indecisos são 19% dos entrevistados. Na segunda opção, entre Serra e Ciro, o primeiro alcança 47,6%, contra 26,7% do deputado do PSB. Já entre Dilma e Ciro a pesquisa registra vitória da ministra: 43,3%, contra 31% das intenções de voto. Nesse caso, os indecisos chegam a 25,8%.

Popularidade de Lula

A pesquisa mostra ainda o peso da popularidade de Lula. Num quadro de escolha espontânea dos entrevistados, sem a apresentação de uma lista estimulada de nomes, o preferido do eleitor é Lula, com 18,7%. E a sua candidata, Dilma, é quem aparece em segundo, com 9,5%. Serra vem logo atrás, com 9,3%. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, fica com 2,1%, Marina Silva com 1,6% e Ciro Gomes com apenas 1,2%

O presidente Lula aumentou seu percentual de aprovação pessoal para 81,7% (78,9% em novembro de 2009), segundo pesquisa divulgada hoje (segunda, 1º) pelo instituto CNT/Sensus. Realizada entre 25 e 29 de janeiro, a pesquisa mostra que a avaliação positiva do governo Lula atingiu 71,4%, e a negativa, 5,8% (70% e 6,2% em novembro do ano passado, respectivamente). Trata-se do maior índice de aceitação alcançado por Lula desde o início da série CNT/Sensus, em maio de 2005 (39,8%), quando explodiu o escândalo do mensalão.

A pesquisa mostra ainda que 31,9% dos entrevistados classificam como "ótimo" o segundo mandato do presidente Lula (28,7% no estudo anterior), enquanto 3% considera "péssimo" - avaliação que apresentou leve queda em relação a novembro de 2009 (3,3%).

Confira a íntegra do relatório-síntese

Foram entrevistadas 2 mil pessoas em 24 estados brasileiros (136 municípios). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Gilmar: STF é vanguardista e melhora imagem do país

De volta ao trabalho, Lula defende parceria com o Judiciário

Apesar da saúde, Lula não vai "afrouxar" agenda

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

2

Proteção Internacional

Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru

3

CPMI DO INSS

Presidente da Confederação de Pescadores é preso na CPMI do INSS

4

SENADO FEDERAL

Fabiano Contarato será o presidente da CPI do Crime Organizado

5

Imposto de Renda

Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES