Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Jobim embarca para Porto Príncipe

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Jobim embarca para Porto Príncipe

Congresso em Foco

13/1/2010 15:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rudolfo Lago

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, embarcou no início da tarde desta quarta-feira (13) para Porto Príncipe, capital do Haiti, para ver de perto os efeitos do terremoto que atingiu o país na terça-feira (12). Jobim avaliará a situação e analisar de que forma o Brasil pode intensificar a ajuda às vítimas da tragédia. O exército brasileiro chefia a Força de Paz da ONU que ocupa o Haiti desde 2004. A ideia é que os soldados brasileiros trabalhem agora na reconstrução do país e na distribuição dos alimentos e outras ajudas humanitárias enviadas para o povo haitiano.

Segundo Jobim, uma das principais dificuldades no Haiti é a distribuição interna dos mantimentos que estão chegando para a população. "Vamos verificar as condições locais e ver de que forma a Companhia de Engenharia da Força de Paz Haiti pode ajudar no trabalho de desobstrução das vias", disse Jobim, de acordo com informações da sua assessoria. Com o terremoto, ruas e estradas do país ficaram obstruídas ou destruídas, o que impede o deslocamento de víveres e outros materiais e dos equipamentos de socorro.

Além do ministro, embarcaram com ele para Porto Príncipe o Comandante da Marinha, Almirante Júlio Soares de Moura Neto, o Comandante do Exército, General Enzo Martins Pery, o secretário executivo da Secretaria Especial de Direitos Humano, Rogério Sottili, o senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda Arns, coordenadora da Pastoral da Criança, uma das vítimas do terremoto, e representantes do Ministério da Saúde, do Ministério das Relações Exteriores e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Antes de embarcar, Jobim participou de reunião do Estado-Maior de Defesa, da qual participaram as Forças Armadas, o Ministério das Relações Exteriores e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Nessa reunião, foram discutidas as ações logísticas necessárias para enviar, o mais rápido possível, ajuda às vítimas do terremoto.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que já se encontram disponíveis oito aeronaves de transporte para ajudar as vítimas no terremoto no Haiti. São três C-130 Hércules e um Boeing 707, que estão de prontidão no Rio de Janeiro, além de quatro C-105 Amazonas, sediados em Manaus. A prioridade, neste primeiro momento, será o envio de água e de alimentos.

Ontem, uma aeronave da FAB que transportava militares do próximo contingente para o Haiti não conseguiu pousar em Porto Príncipe, capital daquele país, tendo seguido para Santo Domingo, na República Dominicana, e retornado a Boa Vista.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Lula divulga nota de pesar pelas vítimas do terremoto

Sobe para 12 número de brasileiros mortos no Haiti

Governo brasileiro anuncia ajuda humanitária ao Haiti

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

Bebida Adulteradas

Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas

3

Denúncia

"Petista não é bem-vindo": deputado aciona MP por cartaz em comércio

4

Boletim Focus

Mercado reduz projeção da inflação para 2025 e 2026

5

AGENDA DO PRESIDENTE

Lula abre conferência nacional de mulheres e prestigia posse de Fachin

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES