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Congresso em Foco
12/1/2010 18:23
Mário Coelho
A partir de fevereiro, os servidores do Senado, tanto concursados quanto comissionados, vão ter que registrar eletrônicamente os horários de chegada e saída da Casa. Segundo nota divulgada na tarde desta terça-feira (12) pela Diretoria Geral do Senado, o ponto eletrônico será implantado a partir do próximo mês. Apesar de ter prometido reduzir as despesas, o Senado aumentou em R$ 3,7 milhões os gastos com as horas extras de seus servidores no ano passado.
Por determinação do primeiro-secretário do Senado, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), o Conselho de Administração iniciou hoje as providências para "disciplinar procedimentos à implantação do registro eletrônico de ponto, que deve ter início no próximo mês de fevereiro".
"O novo sistema vai aprimorar o controle de presença dos funcionários. Com isso, todos ganham: os servidores, que deixam de ser alvo de críticas, e a administração do Senado, que passa a dispor de um instrumento eficaz de controle", afirmou o diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, segundo a Agência Senado.
Segundo o Senado, a Casa pagou R$ 87,6 milhões a título de hora extra aos funcionários em 2009. No ano anterior, havia desembolsado R$ 83,9 milhões com o mesmo tipo de despesa. O valor poderia ser mais alto, já que o valor recebido por exceder o horário de trabalho aumentou 99,42% em outubro de 2008, passando de R$ 1.324,80 para R$ 2.641,93. A Casa, porém, reduziu o número de servidores que poderiam receber o benefício.
Só em dezembro, quando o Congresso encerrou as atividades no dia 23, foram pagos R$ 6,7 milhões aos servidores do Senado, de acordo com o Correio Braziliense. Desde 2003, os pagamentos com horas extras já consumiram R$ 511,7 milhões.
Veja a nota da Diretoria Geral:
A Diretoria Geral informa que, por determinação do Primeiro-Secretário, senador Heráclito Fortes (DEM/PI), o Conselho de Administração em reunião hoje (12/01 - terça-feira) iniciou providências para disciplinar procedimentos à implantação do registro eletrônico de ponto, que deve ter início no próximo mês de fevereiro.
O Conselho de Administração do Senado Federal foi reativado na atual gestão da Diretoria-Geral e é composto pelos dirigentes dos seguintes órgãos: Diretoria Geral, Diretoria Geral Adjunta, Secretaria Geral da Mesa, Secretaria de Recursos Humanos, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Controle Interno, Consultoria Legislativa, Consultoria de Orçamento e Advogacia Geral, e por representantes da Presidência e da Primeira-Secretaria do Senado Federal.
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