Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/12/2009 13:19
Renata Camargo
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (9) um projeto de lei que amplia a proteção de crianças e adolescentes. A proposta, do senador Paulo Paim (PT-RS), acrescenta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) um dispositivo que permite que o detentor da guarda ou posse do menor proíba que determinada pessoa se aproxime dele.
O PL 46/06 foi aprovado em caráter terminativo e, se não houver recursos, seguirá para a Câmara. A medida, segundo Paim, pretende dar mais garantias judiciais aos menores em risco de sofrer assédio por parte de pedófilos e traficantes. O projeto possibilita também que o detentor da guarda requeira ao juiz competente medidas necessárias para assegurar a integridade física da criança ou do adolescente.
O relator da proposta, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), apresentou uma emenda que suprimiu do texto um dispositivo que previa pena de detenção de seis meses a três anos, mais multa, para quem descumprisse a decisão judicial de se manter distante do menor.
Raupp justificou que "aqueles que afrontarem a ordem judicial deverão incidir no crime de desobediência, já previsto no artigo 330 do Código Penal". Assim, não seria necessário criar um novo crime.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime
Proteção Internacional
Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru