Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/11/2009 20:20
Rodolfo Torres
A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, tratou de rebater as críticas da oposição sobre o recente apagão que vitimou 18 estados e o Distrito Federal na terça-feira passada, dia 10 de novembro. Conforme explicou, o atual sistema elétrico nacional é o melhor dos últimos tempos, mas suscetível a blecautes, que tem a imprevisibilidade como uma de suas características.
"Uma coisa é blecaute, que ninguém pode prometer que não vai ocorrer. O que eu prometi é que não haverá racionamento. Racionamento é barbeiragem", segundo a Agência Brasil. A declaração se refere ao fato de o país ter passado por um racionamento de energia elétrica durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 2001.
De acordo com Dilma, nenhum sistema de energia no mundo pode assegurar que é imune a blecautes. Contudo, acrescentou, o do Brasil tem margem de segurança de 95%. A ministra também reforçou a versão do governo de que a pane elétrica foi provocada por fatores climáticos.
Líder do DEM na Câmara, o deputado Ronaldo Caiado (GO) criticou a ministra na manhã desta quinta. "Onde está Dilma? Sempre puxou para si as glórias do modelo elétrico do país, e agora, desaparece e não dá explicação alguma", afirmou.
Dilma é apontada como candidata do PT à Presidência da República em 2010. Durante o primeiro mandato do presidente Lula, ela ocupou o cargo de ministra de Minas e Energia.
Temas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
ALEXANDRE PADILHA