Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
29/10/2009 11:42
Mário Coelho
Os senadores da Comissão de Relações Exteriores (CRE) rejeitaram na manhã desta quinta-feira (29) um requerimento para realizar uma missão oficial à Venezuela. A sugestão foi apresentada pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). A viagem especificada no requerimento não tinha data para acontecer.
A realização da visita de uma delegação formada por cinco senadores à Venezuela teve como ponto de partida o convite feito pelo prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, que participou de audiência pública na terça-feira (27), na CRE. O governo brasileiro defendia que a visita acontecesse somente após a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul. Já a oposição queria que ocorresse antes.
"Acho de maior importância essa visita, mas depois da votação. Existe uma relação bilateral respeitosa entre os dois países", disse o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Para Renato Casagrande (PSB-ES), a ida da comissão seria uma "intromissão na política interna" venezuelana. "Tenho questionamentos sobre a política interna de [Hugo] Chavez, mas não é o momento", afirmou Casagrande.
Com a rejeição do requerimento, os senadores passaram a discutir a entrada da Venezuela no Mercosul. Neste momento, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) lê seu voto em separado, a favor da adesão do país ao bloco comercial, apresentado e distribuído ontem. O relator do projeto, Tasso Jereissati (PSDB-CE), votou contra a entrada do país vizinho no Mercosul.
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora