Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
20/10/2009 12:28
Renata Camargo
Um grupo do deputados e senadores coordenado pela bancada ruralista protocola nesta terça-feira (20) um novo requerimento para instalação de uma CPI para investigar repasses federais para entidades ligadas ao Movimento dos Sem-Terra (MST). Segundo o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o pedido da criação da comissão será apresentado nesta tarde à Mesa do Congresso.
Essa é a segunda tentativa de instalação da CPI do MST. Em 1º de outubro, o primeiro pedido para criar a comissão parlamentar de inquérito para investigar os repasses perdeu a validade, após o recuo de 42 deputados, que em acordos com o governo decidiram retirar a assinatura do requerimento da CPI.
De acordo com Onyx, o requerimento a ser apresentado hoje será protocolado com 190 assinaturas de deputados e 34 de senadores. O parlamentar avalia que o governo não terá força para influenciar em uma nova retirada de nomes do pedido de CPI.
"Acredito que a base governista não vai conseguir tirar nenhuma assinatura. O governo oferece emendas e cargos a rodo. Tenho dúvidas se eles vão conseguir retirar uma assinatura que seja, porque o governo pode oferecer emenda e cargos, mas isso não garante eleição", defende Onyx.
Para criar uma CPI mista são necessárias 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado. Após ser protocolado, o requerimento precisa ser lido em sessão do Congresso. Na semana passada, mesmo com resistência, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), marcou uma sessão do Congresso para esta quarta-feira (21), às 10h.
A partir da leitura do requerimento, parlamentares podem retirar as assinaturas até a meia-noite do mesmo dia. Para evitar uma nova retirada, a bancada ruralista pretende se mobilizar e utilizar a internet para pressionar os deputados a instalarem a CPI. Os ruralistas ameaçam colocar na rede de computadores os nomes dos parlamentares que recuarem.
Leia mais:
Ministro Cassel critica "criminalização" do MST
MST pede para não ser julgado pela versão da mídia
MST acusa empresa de utilização irregular em SP
Senadores pró-MST criticam destruição de laranjal
Senadores condenam ação do MST em fazenda produtiva
Oposição consegue assinaturas para CPI do MST
Lula vê 'vandalismo' em ação do MST em SP
PMDB recomenda que Stephanes não assine portaria
Comissão rejeita emendas a favor da reforma agrária
Temas
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora