Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/9/2009 15:39
Renata Camargo
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, voltou a rebater nesta quarta-feira (23) as críticas feitas a ele pelo governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB). O ministro disse que o governador deveria tratar com "mais carinho" o "homossexualismo que existe dentro dele próprio".
"Ele deve fazer uma análise mais profunda da declaração dele sobre o estupro em praça pública e examinar e tratar com mais carinho o homossexualismo que existe dentro dele próprio e talvez aceitar isso com mais razoabilidade", disse Minc.
O ministro afirmou ainda que o governador sul-mato-grossense sofre de "desequilíbrio ambiental e patológico".
"Há, de um lado, o desequilíbrio ambiental, que ele provocaria se a gente deixasse que destruísse o Pantanal como queria, e, por outro lado, há o desequilíbrio patológico. Não acho que foi um ataque gratuito. Na verdade, ele professou um estupro ao Pantanal e a ele próprio. São os eleitores e os tribunais que vão julgar se uma pessoa com esse nível de desequilíbrio está apta a exercer o governo do estado. Eu não vou processá-lo", declarou Minc.
Na manhã de ontem (22), durante uma reunião com empresários do setor da indústria e do comércio, Puccinelli chamou Minc de "viado fumador de maconha". O governador afirmou também que se Minc participasse da Meia Maratona Internacional do Pantanal, marcada para dia 11 de outubro, ele "o alcançaria e o estupraria em praça pública".
Após a repercussão negativa das declarações, o governador divulgou nota desculpando-se com o ministro. Segundo ele, houve apenas uma brincadeira e um mal-entendido.
Apesar de irritado com as declarações, Minc afirma que já está acostumado a embates políticos com ruralistas e governadores. "Nunca me acovardei ou me recolhi. Mas com uma agressão como essa, é difícil até imaginar como uma pessoa dessas pretende exercer o governo do estado", disse.
O ministro afirmou ainda que, em resposta à atitude do governador Puccinelli, o Ministério do Meio Ambiente vai continuar a lutar pela preservação do Pantanal.
Na manhã de hoje, o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, manifestou solidariedade a Minc. "Ficamos surpresos [com as declarações de Puccinelli]. Só pessoas que não têm percepção da importância de se preservar o meio ambiente podem fazer declarações como essa", declarou.
Governador chama Minc de "viado fumador de maconha"
Minc diz que governador do MS é um "truculento"
Com informações da Agência Brasil
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação
PRERROGATIVAS PARLAMENTARES