Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/7/2009 13:05
A proposta de reforma eleitoral, protocolada ontem (30) pelos líderes da Câmara, não avançou na ampliação da participação feminina nas eleições. Medidas como a obrigatoriedade do preenchimento das candidaturas e a punição dos partidos que não cumprirem a cotas não foram aceitas na proposta que irá à votação. A única proposta que entrou foi da vinculação de verba e tempo de tv para divulgação de programas de incentivo para incentivar as mulheres a entrarem na política.
Segundo a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), a proposta deste grupo de parlamentares é bem limitada, pois não considera as demandas dos movimentos sociais sobre alguns dos problemas no sistema de votação. O movimento aponta como problemas a sub-representação das mulheres, a forma de financiamento das campanhas, o desvirtuamento da representação proporcional no que se refere a representação federativa e a exclusão dos espaços de poder provocada pelo racismo.
Por conta desses problemas, a AMB entrega nesta quarta-feira, às 14h, uma proposta de iniciativa popular à Comissão de Legislação Participativa da Câmara. Após a entrega do documento, que vai acontecer durante audiência pública, as mulheres farão uma manifestação política.
Para a assessora de política fiscal e orçamentária do Instituto de Estudos Socioeconomicos (Inesc), que também participa da audiência pública, Eliana Magalhães, a proposta a ser apresentada é uma resposta aos anseios da sociedade brasileira e pretende corrigir distorções e promover mudanças significativas em nosso sistema político, particularmente no que se refere à democracia direta e participativa.
No texto da reforma eleitoral, acabou entrando a proposta de vincular 10% dos recursos do Fundo Partidário para a divulgação de campanhas para incentivar as mulheres a participar das disputas políticas. Também foi colocado no texto que 20% do tempo partidário na televisão será destinado aos mesmos programas de incentivo.
Temas
Câmara dos Deputados
Fim da escala 6x1 será votada no início de 2026, prevê Hugo Motta
OPERAÇÃO GALHO FRACO
PF apreende R$ 430 mil em dinheiro no flat de Sóstenes; veja vídeo