Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/6/2009 15:44
Edson Sardinha
A Petrobras decidiu rever a publicação em seu blog das perguntas encaminhadas por jornalistas à assessoria de comunicação da empresa. Em nota publicada esta tarde no blog "Fatos e Dados", a estatal informa que só publicará os questionamentos e as respostas no dia da publicação da reportagem em andamento.
A divulgação do conteúdo das informações solicitadas pelos jornalistas antes da publicação das matérias foi condenada pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ). Em nota, a entidade acusou a assessoria de comunicação da Petrobras de tentar intimidar os jornalistas com a iniciativa.
"Perguntas dos jornalistas e respectivas respostas da Companhia continuarão a ser publicadas no blog e, a partir de hoje, por volta das 0:00h do dia da publicação da matéria, data que normalmente é informada pelo jornalista", informa a Petrobras.
Na mesma nota, publicada às 12h44, a estatal diz que as manifestações de apoio dadas ao blog por entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) "motivam ainda mais" a empresa. "Por isso, reafirmamos que continuaremos a dar transparência do relacionamento da Petrobras com a imprensa, a postar análises do que for publicado sobre a Companhia, respeitando todas as opiniões sem nos furtar de emitir as nossas", sustenta a empresa.
Há uma semana no ar, o blog acumulava 213.715 visitas às 15h44, de acordo com registros do site.
Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, negou que o blog tenha o objetivo de intimidar a imprensa. "Estamos apostando num instrumento possibilitado pela internet, criado num momento de intensa exposição sobre temas da Petrobras, com várias interpretações diferentes, com várias conotações distintas, matérias insinuadoras que precisam ser publicadas na íntegra", declarou (leia mais).
Para a Associação Nacional dos Jornais, o novo canal quebra a "confidencialidade" entre jornalistas e fontes. "Numa canhestra tentativa de intimidar jornais e jornalistas, a empresa criou um blog no qual divulga as perguntas enviadas à sua assessoria de imprensa pelos jornalistas antes mesmo de publicadas as matérias às quais se referem, numa inaceitável quebra da confidencialidade que deve orientar a relação entre jornalistas e suas fontes", diz a entidade, na nota assinada por seu vice-presidente, Júlio Cesar Mesquita (leia mais).
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem