Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Sérgio Moraes: "Ainda sou o relator do caso Edmar"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Sérgio Moraes: "Ainda sou o relator do caso Edmar"

Congresso em Foco

12/5/2009 16:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), indicado como o relator do caso Edmar Moreira (sem partido-MG) no Conselho de Ética da Câmara, disse há pouco que vai permanecer na função. "Regimentalmente não existe como o presidente do Conselho me tirar", afirmou o parlamentar gaúcho, referindo-se às manifestações do deputado José Carlos Araújo (PR-BA) de tirá-lo da relatoria.

A reunião do conselho que sacramentaria a saída do petebista estava marcada para a tarde de hoje. Entretanto, Araújo não conseguiu sair da Bahia por conta das fortes chuvas que assolam o Nordeste brasileiro. O encontro ficou para amanhã (13). Já o depoimento de Edmar Moreira, previsto para quarta-feira, acabou transferido para a próxima semana, no dia 20. (leia mais)

"Eu não saio da relatoria. Eu não pedi para entrar, não vou pedir para sair", afirmou Moraes. "O que pode acontecer é que quem for contra vota contra, e quem for a favor vota a favor. Aí o presidente poderia nomear outro deputado para o cargo", comentou.

Moraes reforçou que, caso seja tirado da relatoria, vai realmente recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). "A ação já está pronta, só estaremos esperando a decisão", adiantou. O deputado gaúcho criticou o fato de a reunião de amanhã ser fechada. "A minha escolha foi em uma reunião aberta, por que fechar agora?", questionou.

Opinião pública

Questionado sobre a opinião anterior, onde dizia que se "lixava para a opinião pública", Moraes reafirmou as declarações. Disse, entretanto, que foi mal interpretado pela imprensa. "Entre minha memória, minha consciência e a opinião pública, fico com a verdade", respondeu. Durante a entrevista, o parlamentar segurava um gravador digital nas mãos. Segundo ele, as perguntas e repostas são gravadas por suas declarações "terem sido distorcidas".

Ele criticou também a deputada Solange Amaral (DEM-RJ), que apresentou ontem uma representação contra o deputado no Conselho de Ética. Segundo Solange, a manutenção de Sérgio na relatoria é "inaceitável" e deve ser entregue a outro deputado, uma vez que houve pré-julgamento sem a devida análise processual no âmbito do conselho. (leia mais)

"Ela não tem moral para puxar minha orelha. Afinal, ela andou colocando a mão no dinheiro do povo", disparou Moraes. Ele se referia à farra das passagens, que a deputada fluminense também estava envolvida. Sobre o fato de ter supostamente adiantado o voto absolvendo Edmar, o parlamentar afirmou que continua sem elementos para condená-lo. Por isso, pretende ouvir o depoimento de seis pessoas.

Solange Amaral não é a única. Na tarde desta terça-feira, a bancada do Psol também protocolou uma representação contra Moraes no Conselho de Ética. Eles querem que ele seja substituído por conta das recentes declarações dadas à imprensa sobre o caso Edmar Moreira. Segundo a assessoria da bancada, ele não poderia se manifestar antes de analisar o trabalho feito pela Corregedoria da Câmara.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Governo quer pautar reforma tributária para o final de maio

Deputado Wladimir Costa justifica processos no STF

Temporão critica venda de remédios para gripe suína

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES