Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/5/2009 15:51
Fábio Góis
A deputada Solange Amaral (DEM-RJ) apresentou há pouco ao Conselho de Ética da Câmara uma representação contra o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), relator do processo instalado no colegiado contra o colega Edmar Moreira (sem partido-MG), acusado de uso indevido de verba indenizatória.
A situação do relator no colegiado é cada vez mais delicada. Na semana passada, Sérgio adiantou que inocentaria Edmar, mesmo sem ter analisado as evidências até então apresentadas (leia). A declaração provocou reações de nomes como o corregedor da Câmara, ACM Neto (DEM-BA), que está disposto a recorrer ao conselho e até à Mesa Diretora pela saída do relator.
Para piorar a situação, ao ser abordado por jornalistas na Câmara que queriam saber o que o levara à antecipação, Sérgio disse que não estava preocupado com a repercussão de um eventual arquivamento de processo para a sociedade. "Estou me lixando para a opinião pública. Até porque parte da opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Vocês batem, mas a gente se reelege", disse Sérgio, ganhando ampla e negativamente manchetes e espaços diversos na imprensa (leia).
Segundo Solange, a manutenção de Sérgio na relatoria é "inaceitável" e deve ser entregue a outro deputado, uma vez que houve pré-julgamento sem a devida análise processual no âmbito do conselho. "Acho uma pessoa que faz as declarações que o deputado fez não tem qualquer condição de ser relator de um caso complicado, difícil", disse a deputada.
Solange disse ter já conversado sobre o assunto com o presidente do conselho, José Carlos Araújo (PR-BA), que também concordaria com o afastamento de Sérgio Moraes. "O deputado [Sérgio] demonstrou que estava pré-julgando, pré-absolvendo antes de apurar. O presidente [Araújo] concorda em afastá-lo", garantiu Solange, acrescentando que não aceitaria relatar o caso, uma vez que pertence ao partido ao qual Edmar estava filiado (ele foi expluso do DEM em fevereiro).
"O Conselho de Ética vai conseguir resolver internamente essa questão da relatoria. O importante é que ele [Sérgio] seja afastado", concluiu Solange, para quem o assunto não deve exigir que a Justiça se pronuncie. A deputada lembrou ainda que cabe ao presidente do conselho a indicação ou a troca de relator, como estabelece o regimento interno da Câmara. "Houve uma indicação do conselho, e essa indicação [de Sérgio] vai ser retirada. É o que estou solicitando no meu requerimento."
Castelo
Ao menos cinco integrantes do Conselho de Ética já se manifestaram favoravelmente à substituição do relator Sérgio Moares. O DEM, em sinal de protesto, retirou seu representante no colegiado.
Amanhã (terça, 12), às 18h, Araújo reunirá os membros do colegiado para discutir a situação. No dia seguinte (quarta, 13), às 14h30, Edmar prestará novo depoimento ao Conselho de Ética.
Como o Congresso em Foco antecipou em 6 de fevereiro, Edmar é o campeão de gastos com segurança particular entre todos os parlamentares que assumiram mandato desde o início desta legislatura (leia). No processo aberto no conselho, Edmar responde por ter usado em benefício da própria empresa a verba indenizatória a que tem direito mensalmente. Membros do colegiado já consideram que há indícios de dinheiro liberado para serviços não prestados, o que daria ensejo para abertura de processo por quebra de decoro parlamentar.
Edmar ficou conhecido por ser dono de um castelo de R$ 25 milhões construído no interior de Minas Gerais. Depois que indícios de irregularidades sobre a propriedade foram noticiados pela imprensa, além do inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal para apurar o desconto irregular de INSS dos próprios empregados, o deputado renunciou ao posto de corregedor da Câmara menos de dez dias após sua posse.
Leia também:
Edmar gastou dinheiro público nas próprias empresas
Edmar Moreira culpa DEM por renúncia do cargo
Comissão pede processo contra Moreira no Conselho de Ética
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime