Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/4/2009 17:01
Eduardo Militão
No velório do deputado Carlos Wilson (PT-PE), o presidente Lula disse neste domingo (12) que o parlamentar era um "companheiro leal". Em nota, ela já havia classificado "Cali" de "excepcional".
O presidente destacou a maneira cordial de conciliadora do deputado combinada com momentos em que agiu como "guerreiro". "Seu jeito suave de fazer política vai fazer falta a Pernambuco e ao País", afirmou Lula, em nota.
No velório, o presidente elogiou a lealdade do deputado. "Ele era um companheiro leal, não poderia deixar de vir homenageá-lo. É um momento difícil para a família. É triste Wilson não estar aqui em 2010 para ver as obras do PAC, ele ficaria feliz", disse Lula, segundo o Jornal do Commercio.
O presidente disse que o deputado "descansou" do sofrimento por que passava. "Para quem é cristão, acredita em Deus, fica mais fácil, porque a gente tem sempre a expectativa de estar num lugar melhor", afirmou Lula.
Carlos Wilson foi enterrado na tarde de hoje, no cemitério Morada da Paz, em Paulista (PE), cidade próxima a Recife.
Ditadura
O presidente também prestou uma homenagem ao deputado João Herman (PDT-SP), que faleceu na madrugada deste domingo. Lula destacou a luta do parlamentar durante os anos da ditadura militar no Brasil.
"Companheiro e aliado nas lutas contra o regime autoritário, solidário nas horas difíceis e leal, ele sempre se alinhou ao lado da justiça social", afirmou ele, em nota.
Herman será enterrado apenas na segunda-feira pela manhã, em Campinas (SP). O presidente Lula chegou ao velório do deputado na noite deste domingo.
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), deve decretar luto oficial na segunda-feira por conta das mortes de Carlos Wilson e Herman.
A íntegra das notas do presidente
Carlos Wilson foi um companheiro excepcional. Amigo leal e solidário, político ponderado, cordial e conciliador, com trânsito em todas as correntes partidárias. Guerreiro, quando necessário, lutou com coragem e bravura até o fim. Seu jeito suave de fazer política vai fazer falta a Pernambuco e ao País. Aos familiares e amigos, minha solidariedade na dor e profundas condolências.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil
* * *
Recebi com pesar a notícia do falecimento do companheiro e amigo João Herrmann. Sua vitalidade, ousadia e disposição de luta sempre foram uma marca de personalidade. Companheiro e aliado nas lutas contra o regime autoritário, solidário nas horas difíceis e leal, ele sempre se alinhou ao lado da justiça social. É uma grande perda para a política brasileira. Meu lamento profundo e condolências à família e aos amigos.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil
Leia também
Morrem os deputados Carlos Wilson e João Hermann
João Herman será velado e enterrado em Campinas >>
Lula vai ao velório de Carlos Wilson
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR