Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/4/2009 19:35
Mário Coelho
Agentes da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro cumprem, desde a tarde desta quarta-feira, mandados de busca e apreensão na sede do grupo Opportunity. Segundo nota oficial divulgada pela instituição, a operação tem como objetivo a apreensão de livros fiscais de registro obrigatório da contabilidade de empresas financeiras e não financeiras ligadas ao grupo presidido por Daniel Dantas.
Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal de São Paulo, após manifestação favorável do Ministério Público Federal. De acordo com a PF, a apreensão dos documentos, por ordem da 6ª Vara Federal de São Paulo, após manifestação favorável do Ministério Público Federal (MPF), ocorre após o surgimento de indícios de que ocorreram empréstimos ilegais entre diretores e empresas do grupo.
Os livros fiscais foram solicitados à direção das empresas ligadas ao Opportunity, que se negou apresentá-los sob a alegação de que a PF já os possuía em meio eletrônico. Na nota oficial, a instituição rebate a informação, dizendo que havia obtido apenas parte das informações solicitadas, e a resistência por parte dos dirigentes das empresas motivou a realização das buscas.
No fim da tarde, o procurador da República Rodrigo de Grandis, que representa o MPF no caso, afirmou que esses tipos de operações teriam como objetivo ocultar a origem dos recursos que geraram a movimentação financeira. "Não estamos dizendo que os empréstimos foram irregulares, mas existem indícios de que foram", disse De Grandis.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil