Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Protógenes irá depor à CPI escoltado por senadores

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Protógenes irá depor à CPI escoltado por senadores

Congresso em Foco

25/3/2009 12:17

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Daniela Lima

O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz irá prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara que apura o uso de escutas ilegais, escoltado por senadores. Hoje (25), em reunião no gabinete do senador José Nery (Psol-PA), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS) declararam apoio ao delegado e disseram que ele é vítima de uma "inversão" de papéis. O depoimento do delegado está marcado para o dia 1º de abril.

Ao final do encontro com os senadores, Protógenes - que foi indiciado pela Polícia Federal por quebra de sigilo funcional durante a condução da Operação Satiagraha - disse que se questionado pelos parlamentares, dará nomes aos personagens envolvidos na investigação. "Vou atender pontualmente cada membro da comissão. Vou dar nomes e individualizar condutas", disse o delegado.

A reunião, que durou mais de uma hora, foi motivada por rumores de que, no dia do depoimento, Protógenes teria a prisão decretada pelo presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba. "Se isso acontecer, a Câmara estará adotando um posicionamento estúpido", afirmou Simon.

Satiagraha

Protógenes Queiroz tornou-se uma das figuras mais badaladas da política nacional após deflagrar a Operação Satiagraha, que culminou com a prisão do banqueiro Daniel Dantas e do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, entre outros em julho de 2008. A operação investigava a prática de crimes financeiros, como evasão de divisas.

O delegado é acusado de, para concluir as investigações da Satiagraha, ter usado informalmente agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para espionar autoridades políticas, empresários e jornalistas.

Protógenes nega as acusações e, em seu benefício, obteve decisão unânime do Tribunal Regional Federal (TRF) da terceira região de que a colaboração dos agentes da Abin não é ilegal. O entendimento da corte faz contraponto à decisão da PF de indiciar o delegado.

De acordo com o senador Eduardo Suplicy, o presidente da CPI descartou a possibilidade de dar voz de prisão ao delegado durante o depoimento. "Entrei em contato com o Itagiba e ele disse que sua relação com Protógenes é de profundo respeito. Ele demonstrou preocupação com os rumores de prisão e descartou essa possibilidade", relatou.

Protógenes Queiroz disse estar tranquilo com a aproximação da data de seu depoimento. "Eu confio na Justiça do Brasil", afirmou.

Leia também: Protógenes: "PF não quer mais mexer com peixes graúdos"

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Manchetes: Sarney, ACM e Renan criaram 4 mil vagas

Contra o crime, mais controle sobre os internautas

Senado volta à pauta e tipifica sequestro-relâmpago

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

2

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

3

VÍDEO

Prisão domiciliar de Bolsonaro pode ser revogada, explica criminalista

4

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

5

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES