Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bispo da Paraíba revoga punição a Luiz Couto

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Bispo da Paraíba revoga punição a Luiz Couto

Congresso em Foco

24/3/2009 | Atualizado às 11:17

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O arcebispo da Paraíba, Aldo Pagotto, revogou a punição imposta ao deputado e padre Luiz Couto (PT-PB), que desde o último dia 25 estava proibido de exercer as funções sacerdotais. Couto foi proibido de celebrar missas, batizados e casamentos por ter se posicionado, em entrevista ao Congresso em Foco, contra o celibato na Igreja e a discriminação de homossexuais e a favor do uso de preservativo nas relações sexuais.

Os dois religiosos se reuniram reservadamente ontem (23) à noite na Cúria Metropolitana de João Pessoa. Após o encontro, Pagotto confirmou o fim da punição, mas evitou dar explicações sobre os motivos que o levaram a rever sua posição.

Em entrevista publicada no último dia 8, Couto afirmou ao Congresso em Foco que não se retrataria, conforme exigia o bispo. “Não cometi nenhum delito. Apenas emiti uma opinião, que outras pessoas também já manifestaram”, afirmou (leia mais).

Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Luiz Couto já está em Brasília. Segundo sua assessoria, o deputado despacha neste momento em seu gabinete e prefere não se pronunciar sobre o assunto.

Missa marcada

A volta do padre às atividades sacerdotais tem data marcada. Um ato público promovido pela Frente de Solidariedade a Luiz Couto, movimento que reúne entidades e lideranças sociais de João Pessoa, está previsto para a próxima sexta-feira (27), marcará a primeira missa a ser celebrada pelo sacerdote após o fim da suspensão.

Luiz Couto, 65 anos, ordenou-se padre em 1976 e aproximou-se dos seguidores da Teologia da Libertação, corrente católica com influência marxista. Antes de chegar à Câmara, em 2003, foi deputado estadual duas vezes.

O petista foi relator da CPI dos Grupos de Extermínio no Nordeste na legislatura passada. A CPI pediu o indiciamento de 320 pessoas, entre policiais, magistrados e politicos dos nove estados nordestinos. Desde o início do mês, Luiz Couto tem a proteção de policiais federais por causa da série de ameaças de morte que vinha recebendo (leia mais). (Edson Sardinha)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Bispo da Paraíba revoga punição a Luiz Couto

Tião Viana nega suposto cessar-fogo entre PT e PMDB

Tião Viana nega suposto cessar-fogo entre PT e PMDB

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

VÍDEO

Prisão domiciliar de Bolsonaro pode ser revogada, explica criminalista

2

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

3

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

4

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

5

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES