Fábio Góis
Um dos grandes ícones do heavy metal em todos os tempos, o grupo inglês Iron Maiden visitou há pouco o Congresso Nacional. A banda, que faz hoje (20) a primeira apresentação em Brasília, às 21h, no estádio Mané Garrincha, não fez alarde em relação à ida ao Parlamento, e provocou curiosidade dos servidores e visitantes, muito deles fãs que não perderam a oportunidade de pedir autógrafos.
A repórteres que testemunharam a visita ao Congresso, alguns integrantes do Iron Maiden, incluindo o vocalista Bruce Dickinson, diziam-se impressionados com as suntuosas dependências das duas Casas. Dickinson chegou a dizer que gostou muito da arquitetura não só do Congresso, mas de toda a Praça dos Três Poderes.
A "Donzela de Ferro", como é carinhosamente chamada pelos brazucas, foi formada em 1975 pelo baixista Steve Harris - único remanescente da formação original. A banda é atualmente formada por seis integrantes: além de Harris, Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Janick Gers (guitarra) e Nicko McBrain (bateria).
Tendo como símbolo o Eddie "the head", uma gigantesca caveira nada mórbida, foi uma das principais bandas que, na década de 70, em Londres, deram início ao movimento conhecido como New Wave of British Heavy Metal. Seu nome é inspirado em um instrumento de tortura utilizado na era medieval. Intencionalmente ou não, também é o apelido da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, a "Dama de Ferro", que comandou a Inglaterra com pulso firme entre 1979 e 1990.