Publicidade
Expandir publicidade
O Haiti vive mais uma crise de instabilidade social, que preocupa a comunidade internacional. Os tiroteios se intensificaram nesta semana. Foto: Pixabay
O governo do Brasil pediu, nesta terça-feira (5), que a comunidade internacional tome medidas concretas para apoiar o Haiti, com o envio de uma missão internacional de segurança. Em comunicado feito pelo Itamaraty, o Brasil afirmou que "acompanha, com preocupação, a grave deterioração da situação de segurança pública no Haiti, que levou à decretação do estado de emergência naquele país".
"Ao recordar seu histórico compromisso com a estabilização do Haiti, o Brasil conclama a comunidade internacional a adotar, com urgência, passos concretos para apoiar o país, em particular por meio da implementação da Resolução 2699 (2023) do Conselho de Segurança da ONU, que cria a Missão Multinacional de Apoio à Segurança no Haiti (MSS), bem como por meio de ações em prol do desenvolvimento do país", afirma o Itamaraty, em nota.
O Haiti vive mais uma crise de instabilidade social. Os tiroteios se intensificaram nesta segunda-feira (4) em vários pontos da capital do Haiti, Porto Príncipe, incluindo no aeroporto, em mais um dia de violência, enquanto o paradeiro do primeiro-ministro, Ariel Henry, continua a ser desconhecido.