Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Brasil "deplora" invasão da Faixa de Gaza por Israel

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Brasil "deplora" invasão da Faixa de Gaza por Israel

Congresso em Foco

4/1/2009 9:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em nota divulgada ontem (3), o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o governo brasileiro “deplora” a invasão terrestre da Faixa de Gaza pelo Exército de Israel.

“Reiterando declarações anteriores em que conclama ambas as partes a se absterem de atos de violência, o governo brasileiro apóia os esforços, inclusive no Conselho de Segurança da ONU, por um cessar-fogo imediato, de modo a permitir a pronta retomada do processo de paz”, afirma a nota.

Ainda de acordo com o comunicado oficial, o governo brasileiro defende a realização de uma conferência internacional para tratar da “constituição do Estado palestino e da existência de Israel em condições de segurança”.

“Com este objetivo, o ministro Celso Amorim manteve contatos nos últimos dias com lideranças políticas européias, norte-americanas e árabes, bem como com o Secretário-Geral da ONU.”

A incursão israelense na Faixa de Gaza teve início ontem. O objetivo, segundo autoridades do Estado judeu, é controlar áreas em Gaza onde seriam disparados foguetes contra o território israelense. O governo israelense também afirmou que a ação por terra vai durar dias e que já está mobilizando milhares de reservistas. (Rodolfo Torres)

Confira a íntegra da nota divulgada pelo governo brasileiro

Ofensiva terrestre israelense em Gaza

O governo brasileiro deplora a incursão militar terrestre israelense na Faixa de Gaza, que tende a agravar ainda mais o conflito israelo-palestino.

Reiterando declarações anteriores em que conclama ambas as partes a se absterem de atos de violência, o governo brasileiro apóia os esforços, inclusive no Conselho de Segurança da ONU, por um cessar-fogo imediato, de modo a permitir a pronta retomada do processo de paz.

A realização de uma conferência internacional em seguimento à reunião de Annapolis, conforme proposta feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, constituiria passo importante para o restabelecimento da paz na região, com base no reconhecimento do direito de constituição do Estado palestino e da existência de Israel em condições de segurança.

Com este objetivo, o ministro Celso Amorim manteve contatos nos últimos dias com lideranças políticas européias, norte-americanas e árabes, bem como com o Secretário-Geral da ONU. O Ministro Celso Amorim encontra-se no momento em Lisboa, onde manterá conversações com autoridades portuguesas, inclusive sobre o processo de paz na Palestina.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Manchetes dos jornais de hoje - 4jan2009

O ano em que os três tempos se encontraram

Israel inicia invasão da Faixa de Gaza por terra

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES