Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/1/2009 | Atualizado às 19:34
Após mais de uma semana de intensos ataques aéreos, o Exército de Israel iniciou neste sábado (3) a invasão por terra da Faixa de Gaza. O objetivo de levar tanques àquela região é intensificar o ataque contra militantes do grupo islâmico Hamas.
Segundo relatos de agências internacionais de notícias, a invasão das tropas israelense na região teve início pelo norte. Do lado israelense, tanques e helicópteros Apache. Do palestino, granadas e morteiros.
Autoridades de Israel afirmam que pretendem controlar áreas da Faixa de Gaza onde seriam disparados foguetes contra o território israelense. O governo do Estado Judeu afirmou que a ação por terra vai durar “dias” e que já está mobilizando milhares de reservistas.
Na manhã deste sábado, o Exército de Israel anunciou a morte de mais um líder do Hamas. Trata-se de Mamduk Jamal, terceiro homem na hierarquia do grupo e comandante militar do Hamas.
Na quinta-feira (1º), o Exército israelense matou Nizar Rayyan, outra liderança do Hamas. Ravyan estava em sua casa, alvejada por mísseis, e era o coordenador das ramificações políticas e militares do grupo islâmico.
Já o Hamas prometeu retaliações a Israel. Segundo nota do grupo, Israel "pagará caro" e vai "se arrepender de promover uma operação como esta".
Estima-se que a operação militar israelense já matou mais de 400 pessoas e feriu cerca de outras 2.500 na Faixa de Gaza. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil