Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/7/2011 2:22
Edson Sardinha
No mesmo dia em que retomou o mandato no Senado, o ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR-AM) pediu licença para ?tratar de assunto particular?, sem remuneração, até o próximo dia 18, quando começa o recesso parlamentar. Com isso, o senador só deverá voltar à Casa, onde é alvo de uma representação por quebra de decoro parlamentar, em agosto. Alfredo reassumiu o mandato ontem (7) no lugar do suplente João Pedro (PT-AM), que o substituiu enquanto ele estava à frente da pasta.
Na próxima semana, a Comissão de Infraestrutura da Casa pretende ouvir o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot. Pagot foi um dos quatro integrantes da cúpula afastados por Alfredo no último sábado, após a publicação de reportagem da revista Veja sobre um esquema de cobrança de propina instalado no ministério. O convite foi aprovado ontem (7).
Também nessa quinta-feira, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que o ex-ministro precisava prestar esclarecimentos no plenário sobre as denúncias que o levaram a deixar o governo.
O ministério é alvo de uma devassa da Controladoria-Geral da União (CGU), que recolheu computadores da pasta para apurar denúncias de corrupção que envolvem Alfredo Nascimento.
De acordo com reportagem da revista Veja, figuras ligadas ao PR e ao ministério cobravam propina de 4% de seus fornecedores em troca de licitações, com garantia de superfaturamento de preço e generosos aditivos. Nascimento e o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) são apontados como dois dos coordenadores do esquema.
Alfredo Nascimento caiu após a revelação do jornal O Globo de que o filho dele, Gustavo Morais Pereira, tem uma empresa com o espetacular crescimento de 86.500%, que indiretamente negociava com empresas que recebem verbas da pasta.
"Não aceitamos que uma pessoa com esse currículo e com essas denúncias tenha uma cadeira no Senado", disse a senadora Marinor Brito (Psol-PA), ao entrar com a representação no Conselho de Ética.
Psol entra contra Nascimento no Conselho de Ética
Oposição pede à PGR que investigue Transportes
Cúpula do Ministério dos Transportes é afastada
Senado convida Pagot; Sarney quer ouvir Alfredo
Alfredo Nascimento cai do Ministério dos Transportes
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores