Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/12/2009 16:04
Renata Camargo
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou nesta terça-feira (1º) uma lista dos carros zero quilômetro que mais poluem. No ranking, o ministério indica carros que emitem mais e menos gases do efeito estufa. A lista contém 402 automóveis nacionais e importantes, sendo que desses apenas 22 são considerados menos poluentes.
"Esse ranking lembra muito o selo que informa os produtos da linha branca, como geladeiras e ar condicionados, que consomem menos energia e emitem menos CO2 [dióxido de carbono]", explicou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
Desta vez, o ministério usou o critério da pontuação para indicar os níveis de poluição. Quanto mais estrelas, menos poluente o carro é considerado. A pontuação vai de cinco a uma estrela.
Entre os carros que mais poluem (que receberam apenas uma estrela) estão o Jetta Variant, da Volkswagen, o Citröen C4 e o Peugeot 407. Entre os menos poluentes (com cinco estrelas), está o Idea Adventure (Fiat), o Ford KA e o Celta LIFE (GM).
Veja o ranking dos carros zero ambientalmente recomendados
Segundo Minc, o objetivo de lançar a chamada Nota Verde para veículos é incentivar o consumo consciente. "A Nota Verde será um bom guia para o consumidor na hora da compra. O consumidor que optar por comprar os carros com cinco estrelas está defendendo não apenas o planeta e o pulmão, mas também o bolso, uma vez que, por serem mais fortes, os veículos mais potentes consomem mais, poluem mais e são mais caros", afirmou o ministro.
De acordo com os critérios do MMA, três estrelas indicam menor emissão de monóxido de carbono, gás metano e nitróxido. "Para obter as três estrelas relativas a poluentes, o carro precisa apresentar um nível abaixo de 60% dos limites máximos legais para cada um dos poluentes que são analisados. Se a margem ficar entre 60% e 80%, recebe duas estrelas. E se estiver entre 80% e os limites máximos permitidos, recebe apenas uma estrela", explica Minc.
Em relação à emissão de gás carbônico (CO2), o ministério considerou o tipo de combustível utilizado. Em caso de uso de álcool ou nos carros flex (álcool e gasolina), os veículos ganham uma estrela. Para receber a pontuação quanto às emissões de CO2 também foi adotado o critério de nível de emissão pelo cano de descarga - recebem estrela os veículos com emissão inferior a 80 gramas por quilômetro do gás.
"Tenho certeza de que em alguns dias estaremos vendo referências a essas estrelas nos anúncios de venda de carros dos jornais. E se isso não acontecer já no próximo domingo, não vestirei colete durante minha próxima coletiva", concluiu o ministro.
Com informações da Agência Brasil
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira