Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/12/2009 16:04
Renata Camargo
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou nesta terça-feira (1º) uma lista dos carros zero quilômetro que mais poluem. No ranking, o ministério indica carros que emitem mais e menos gases do efeito estufa. A lista contém 402 automóveis nacionais e importantes, sendo que desses apenas 22 são considerados menos poluentes.
"Esse ranking lembra muito o selo que informa os produtos da linha branca, como geladeiras e ar condicionados, que consomem menos energia e emitem menos CO2 [dióxido de carbono]", explicou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
Desta vez, o ministério usou o critério da pontuação para indicar os níveis de poluição. Quanto mais estrelas, menos poluente o carro é considerado. A pontuação vai de cinco a uma estrela.
Entre os carros que mais poluem (que receberam apenas uma estrela) estão o Jetta Variant, da Volkswagen, o Citröen C4 e o Peugeot 407. Entre os menos poluentes (com cinco estrelas), está o Idea Adventure (Fiat), o Ford KA e o Celta LIFE (GM).
Veja o ranking dos carros zero ambientalmente recomendados
Segundo Minc, o objetivo de lançar a chamada Nota Verde para veículos é incentivar o consumo consciente. "A Nota Verde será um bom guia para o consumidor na hora da compra. O consumidor que optar por comprar os carros com cinco estrelas está defendendo não apenas o planeta e o pulmão, mas também o bolso, uma vez que, por serem mais fortes, os veículos mais potentes consomem mais, poluem mais e são mais caros", afirmou o ministro.
De acordo com os critérios do MMA, três estrelas indicam menor emissão de monóxido de carbono, gás metano e nitróxido. "Para obter as três estrelas relativas a poluentes, o carro precisa apresentar um nível abaixo de 60% dos limites máximos legais para cada um dos poluentes que são analisados. Se a margem ficar entre 60% e 80%, recebe duas estrelas. E se estiver entre 80% e os limites máximos permitidos, recebe apenas uma estrela", explica Minc.
Em relação à emissão de gás carbônico (CO2), o ministério considerou o tipo de combustível utilizado. Em caso de uso de álcool ou nos carros flex (álcool e gasolina), os veículos ganham uma estrela. Para receber a pontuação quanto às emissões de CO2 também foi adotado o critério de nível de emissão pelo cano de descarga - recebem estrela os veículos com emissão inferior a 80 gramas por quilômetro do gás.
"Tenho certeza de que em alguns dias estaremos vendo referências a essas estrelas nos anúncios de venda de carros dos jornais. E se isso não acontecer já no próximo domingo, não vestirei colete durante minha próxima coletiva", concluiu o ministro.
Com informações da Agência Brasil
Temas
LEIA MAIS
SUCESSÃO DE FRANCISCO
Conclave começa: conheça os 133 cardeais que podem virar papa
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Veja como cada deputado votou no projeto que aumenta vagas na Câmara
Bastidores | Futebol
STF pode anular acordo e presidente da CBF Ednaldo Rodrigues deve cair
FRAUDE EM APOSENTADORIAS
Partidos com ministros aderem à CPI do INSS no Congresso; veja a lista