Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/12/2009 14:58
Thomaz Pires
Dois pedidos de impeachment contra o governador José Roberto Arruda (DEM) foram protocolados nesta manhã na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Os requerimentos foram apresentados pelos advogados Evilásio Viana dos Santos e Anderson Siqueira, e pedem o afastamento imediato de Arruda com base nas imagens em que ele aparece recebendo um maço de dinheiro, além das denúncias de um esquema de pagamento de propina para secretários e deputados da base aliada.
Nesta quarta-feira (2), os deputados do Partido dos Trabalhadores devem formalizar um terceiro pedido de impeachment contra Arruda. Ao todo, são 24 parlamentares na Casa, sendo quatro petistas. Mas o governador ainda pode contar com fôlego e respaldo da maioria para barrar a aprovação cassação do mandato em plenário. A executiva do Psol no DF e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) também devem formalizar um pedido de impeachment ainda esta semana.
Por outro lado, a saída da base aliada do PPS, do PSB e do PDT pode mudar o cenário da Casa. O número de oposicionistas agora passa para pelo menos sete parlamentares. Mas ainda não há uma conta fechada de como ficaria o placar final caso o pedido de impeachment fosse acatado e votado pelo plenário.
A pressão para o impeachment de Arruda pode ficar ainda maior até o fim da semana. A OAB decide até esta quinta-feira (3) se formaliza mais um pedido na Câmara Legislativa contra o governador e o vice, Paulo Octávio. Ainda não há uma confirmação para o pedido da entidade, embora o presidente nacional do Conselho, Cezar Britto, e da seccional no DF, Estefânia Viveiros, já tenham sinalizado a intenção.
Leia tudo sobre a Operação Caixa de Pandora
Temas
LEIA MAIS
OPERAÇÃO OVERCLEAN
DESVIO BILIONÁRIO
Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski
Câmara dos Deputados
Diante de exílio de Eduardo, projeto prevê exercício remoto do mandato
AGENDA DA SEMANA
Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso
DEPUTADO NOS EUA
Eduardo diz que "se for o caso" abre mão do mandato na Câmara
AGENDA DA SEMANA
Câmara pauta licenciamento ambiental na semana antes do recesso