Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/11/2009 21:32
Fábio Góis
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidade que reúne cerca de 14 mil juízes em todo o país, divulgou hoje (segunda, 30) nota sobre o escândalo que veio à tona com a operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, e que atinge a cúpula do governo do Distrito Federal.
Leia mais sobre a Operação Caixa de Pandora
Deflagrada na última sexta-feira (27), a ação desbaratou um esquema de pagamento de propina a parlamentares da base aliada, assessores do governador, José Roberto Arruda, e empresários da capital. Segundo o inquérito da PF, Arruda encabeçava a distribuição mensal de dinheiro.
Idealizadora pela campanha Eleições Limpas, levada a campo em 2005, a AMB exige rigor na apuração dos fatos, bem como "punição exemplar" para os envolvidos no chamado "mensalão do GDF" - referência ao escândalo que, também em 2005, consistia no pagamento de mesada a congressistas em troca de apoio a projetos de interesse do governo.
Leia mais:
Distritais agradecem a Deus pela vida de Durval
Cristovam pede desculpas por corrupção no GDF
OAB encaminha processo de impeachment de Arruda
Confira a nota da AMB:
"Nota Pública
Comprometida com a lisura na atividade dos agentes públicos brasileiros, com a ética na política e o combate à corrupção, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) - entidade que congrega todos os segmentos da magistratura nacional, contando com mais de 13 mil filiados em todo o país - vem a público exigir que as graves denúncias contra integrantes do governo e parlamentares do Distrito Federal sejam rigorosamente apuradas e, uma vez confirmadas, os eventuais culpados sejam exemplarmente punidos. A AMB é uma das 43 entidades que congregam o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e sempre defendeu eleições transparentes. Nos dois últimos pleitos, juízes de todo o Brasil estiveram envolvidos na campanha Eleições Limpas."
Temas
LEIA MAIS
OPERAÇÃO OVERCLEAN
DESVIO BILIONÁRIO
Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski
Câmara dos Deputados
Diante de exílio de Eduardo, projeto prevê exercício remoto do mandato
AGENDA DA SEMANA
Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso
DEPUTADO NOS EUA
Eduardo diz que "se for o caso" abre mão do mandato na Câmara
AGENDA DA SEMANA
Câmara pauta licenciamento ambiental na semana antes do recesso