Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/11/2009 20:29
Mário Coelho
Com as recentes denúncias envolvendo o governador José Roberto Arruda (DEM) após a divulgação do inquérito da Operação Caixa de Pandora, partidos com pouca participação no governo anunciaram a saída da base aliada. PDT, PPS e PSB formalizaram na tarde desta segunda-feira (30) que não fazem mais parte da aliança do governador. Nos próximos dias, os integrantes desses partidos deverão entregar seus cargos no primeiro escalão do Executivo.
Leia mais sobre a Operação Caixa de Pandora
O PDT decidiu por unanimidade afastar o secretário extraordinário de Educação Integral, Marcelo Aguiar, o gerente de escolas técnicas, Edilson Barbosa, e o secretário-adjunto de Trabalho, Israel Batista. O PPS optou pela saída do secretário de Saúde, Augusto Carvalho, do secretário-adjunto de Saúde, Fernando Antunes, e do secretário de Justiça e Cidadania, Alírio Neto. Os três são citados no inquérito. Outros partidários também devem deixar o governo.
Já o PSB vai entregar a presidência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), ocupada por Joe Valle, que assumiu o cargo há apenas cinco dias. Valle antes ocupava o cargo de secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia. Além disso, o partido ainda hoje se reúne para decidir o destino do distrital Rogério Ulysses, um dos citados no inquérito da Caixa de Pandora.
O PSB decidiu instaurar processo de natureza ética visando apurar a denúncia contra Ulysses, "assegurando-lhe o amplo direito de defesa", segundo nota da sigla. Além disso, orientou seus militantes do movimento social e político a se engajarem "no processo de afastamento do atual governador e do seu vice", bem como se posicionarem "pela mais rigorosa apuração dos graves fatos denunciados e pela punição a todos os culpados, sem exceção".
Temas
LEIA MAIS
OPERAÇÃO OVERCLEAN
DESVIO BILIONÁRIO
Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski
Câmara dos Deputados
Diante de exílio de Eduardo, projeto prevê exercício remoto do mandato
AGENDA DA SEMANA
Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso
DEPUTADO NOS EUA
Eduardo diz que "se for o caso" abre mão do mandato na Câmara
AGENDA DA SEMANA
Câmara pauta licenciamento ambiental na semana antes do recesso