Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Oposição entrará com pedido de impeachment de Arruda

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Oposição entrará com pedido de impeachment de Arruda

Congresso em Foco

30/11/2009 19:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Os deputados distritais que fazem oposição ao governo de José Roberto Arruda (DEM) na Câmara Legislativa vão entrar, na próxima quarta-feira (2), com um pedido de impeachment. Os quatro deputados do PT e o representante do PDT na Casa chegaram a um acordo nesta segunda-feira (30) para que a medida seja tomada em conjunto. O grupo que forma a oposição na Câmara também pedirá o afastamento de deputados envolvidos no inquérito da Operação Caixa de Pandora.

Leia mais sobre a Operação Caixa de Pandora

Esse não será o único pedido de impeachment contra Arruda. Amanhã (1º/12), o diretório distrital do Psol protocola na Câmara um documento requerendo uma investigação sobre o governador. Na quinta-feira (3), a Ordem dos Advogados do Brasil do DF (OAB-DF) vai definir se também apresenta um pedido.

Entrar com o pedido foi uma das decisões de um encontro realizado hoje à tarde, na sede da Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT-DF). Representantes de partidos de centro-esquerda, como PT, PSB, PDT e PCdoB, participaram do encontro, além de dirigentes sindicais e membros da sociedade civil. Na quarta-feira, os partidos apresentam o requerimento. E esperam pela pressão popular para conseguir o restante de assinaturas necessárias para que a investigação vá adiante.

Os oposicionistas também resolveram pedir o afastamento dos presidentes da Câmara, Leonardo Prudente (DEM), da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Rogério Ulysses (PSB), e do corregedor da Casa, Júnior Brunelli (PSC). A líder do PT na Casa, Erika Kokay, apresenta os requerimentos na tarde desta terça-feira (1ª/12). Todos eles foram citados por Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do GDF, nos depoimentos dados ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal que originaram a Caixa de Pandora.

Com a decisão da Mesa Diretora em representar todos os deputados citados no inquérito, a tese dos oposicionistas pelo afastamento dos três ganha força. Especialmente porque os requerimentos são analisados primeiro pelo corregedor da Câmara. Depois de estudar os casos, o corregedor envia, então, à Comissão de Direitos Humanos, Ética e Decoro Parlamentar. Como o ocupante do cargo, Júnior Brunelli, é um dos citados por ter recebido propina, os petistas querem outro distrital no cargo.

Na reunião também ficou acertado entrar com outros pedidos. A bancada do PT vai apresentar nos tribunais de Contas da União (TCU) e do DF (TCDF) requerimentos pedindo auditoria nas empresas que prestam serviço ao GDF, assim como nos contratos. E vão entrar com uma denúncia por caixa 2 nas eleições de 2006 contra Arruda.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

OPERAÇÃO OVERCLEAN

PF investiga desvios de emendas parlamentares na Bahia

CORRUPÇÃO

Acordos de leniência já devolveram R$ 10 bilhões aos cofres públicos

DESVIO BILIONÁRIO

Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara dos Deputados

Diante de exílio de Eduardo, projeto prevê exercício remoto do mandato

2

AGENDA DA SEMANA

Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso

3

DEPUTADO NOS EUA

Eduardo diz que "se for o caso" abre mão do mandato na Câmara

4

AGENDA DA SEMANA

Câmara pauta licenciamento ambiental na semana antes do recesso

5

AGENDA DA SEMANA

Senado vota aumento de militares e tem pauta fria na semana pré-férias

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES