Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/11/2009 11:07
Edson Sardinha e Fábio Góis
A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado decidiu desfazer o convite feito à Fundação Cacique Cobra Coral para falar sobre as causas do blecaute que atingiu 18 estados brasileiros no último dia 10. O requerimento de exclusão da entidade esotérica teve o apoio do líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), autor do convite aprovado na semana passada. Um acordo entre os senadores da base e da oposição garantiu a derrubada do convite.
A fundação havia sido convidada para participar da audiência pública em que deverão ser ouvidos os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Dilma Rousseff (Casa Civil), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, e o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek.
Em sua página na internet, a Cobra Coral se classifica como "a luz que ilumina os fracos e confunde os poderosos" e diz ser capaz de prever, a partir de seus contatos espirituais, tragédias relacionadas a fenômenos meteorológicos.
Leia mais:
Dilma em dose tripla no Senado
Base dribla oposição e convida Dilma e Lobão
Ao propor o convite, Virgílio afirmou que a atribuição feita pelo governo dos problemas do setor elétrico aos fenômenos meteorológicos requeria uma comprovação de "especialistas". "Se houve problema meteorológico, como dizem, vamos ouvir a fundação", disse o tucano, ressalvando que sua intenção não era desrespeitar os que seguem o Espiritismo. A idéia causou revolta entre os membros governistas, que acusaram a oposição de fazer escárnio com assunto sério.
"Se a oposição já está apelando para a Fundação Cobra Coral é porque, realmente, não tem mais opção", criticou Wellington Salgado (PMDB-MG) ao Congresso em Foco. "Seria importante ela fazer consulta à fundação para saber se o José Serra vem candidato mesmo [à sucessão presidencial pelo PSDB] ou se vai ficar no governo de São Paulo. Essa é a grande dúvida que tenho hoje."
Além da CCT, três comissões aprovaram requerimentos de convite a Dilma e Lobão para falar sobre o sistema de energia elétrica brasileiro: Infra-Estrutura (CI), Assuntos Econômicos (CAE) e Relações Exteriores (CRE). A audiência seria conjunta com os membros da CI e CAE.
Temas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus