Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
26/10/2009 20:35
Fábio Góis
Em nota divulgada nesta segunda-feira (26), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), diz que recebeu com "grande amargura" a decisão de fechar a Fundação José Sarney (PMDB-AP), da qual é patrono, tomada pelo conselho curador da entidade. Em entrevista publicada na coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Sarney confirma que o funcionamento de "um dos maiores espaços culturais do Norte e Nordeste" será interrompido por "falta de meios".
Leia mais: Denúncia leva ao fechamento de Fundação José Sarney
"Lamento pelo Maranhão, que perde um centro de documentação e pesquisa que é uma referência nacional", diz trecho da nota.
Na entrevista à Folha, Sarney não entra em detalhes sobre as denúncias que foram noticiadas pelo jornal O Estado de S. Paulo em julho deste ano, segundo as quais a fundação teria desviado, para empresas fantasmas ou da família do próprio senador, R$ 1,3 milhão em verbas de patrocínio da Petrobras para um projeto cultural "que nunca saiu do papel".
Mais cedo, a assessoria de Sarney já havia informado o fechamento da entidade por falta de patrocínio, retirados em razão de "muitas denúncias" veiculadas contra a fundação.
A notícia sobre o desvio quase causou a perda de mandato do senador peemedebista, que enfrentou processo por quebra de decoro no Conselho de Ética. Dias depois, por meio da Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado, Sarney divulgou um documento intitulado "A verdade", em que se defende de cada uma das denúncias que o colocaram no centro de uma das mais graves e longas crises do Senado.
Confira a íntegra da nota de Sarney:
"A respeito de conversa que mantive com a jornalista Mônica Bergamo, tema de nota de sua coluna de hoje, sobre a extinção da Fundação José Sarney, maior espaço cultural do Maranhão e um dos maiores do Norte e Nordeste, explicito, com profundo sofrimento, que essa é a minha opinião, em face da impossibilidade de seu funcionamento, por falta de meios, segundo fui informado pelos administradores da instituição. Os doadores que a sustentam suspenderam suas contribuições, pela exposição com que a instituição passou a ser tratada por alguns órgãos da mídia.
Diante dessa situação de força maior, repito, com grande amargura, que o seu fechamento é o caminho a seguir, embora tal providência dependa de decisão do Conselho Curador da Fundação, obedecendo os [sic] trâmites previstos no Código do Processo Civil.
Lamento pelo Maranhão, que perde um centro de documentação e pesquisa que é uma referência nacional.
Senador José Sarney
Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado"
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação