Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bancada ruralista apresenta projeto que revoga Código Florestal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Bancada ruralista apresenta projeto que revoga Código Florestal

Congresso em Foco

4/6/2009 16:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), apresentou na noite de quarta-feira (3), quase ao final da sessão ordinária, o projeto de lei que cria o Código Ambiental Brasileiro e estabelece uma nova Política Nacional de Meio Ambiente. A proposta, protocolada com 45 assinaturas de deputados que apoiam o projeto, pretende revogar o atual Código Florestal.

A principal mudança prevista no projeto é dar autonomia aos estados para que eles estabeleçam leis ambientais específicas. Os ruralistas querem estender a experiência com a criação do Código Ambiental Catarinense para os demais estados. O código de Santa Catarina, no entanto, está sendo contestado tanto na Justiça do estado, quanto no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os ruralistas justificam que a atual legislação ambiental está "obsoleta" e em "desacordo com a realidade do país". Eles argumentam que estabelecer porcentagens e metragens iguais para todo o país - como é o caso dos percentuais propostos para a reserva legal - é uma "antipolítica ambiental".

A iniciativa ruralista deve aumentar ainda mais o embate com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Na manhã de hoje, Minc preferiu não se pronunciar sobre a proposta, justificando que ainda não recebeu oficialmente o projeto. O ministro disse, no entanto, que várias modificações na legislação ambiental para atender os pequenos produtores rurais já foram feitas e que 90% dos agricultores brasileiros já foram atendidos.

Segundo Minc, entre as modificações acordadas entre Ministério do Meio Ambiente e agricultores e pecuaristas, está a possibilidade de compensação de reserva legal fora da micro-bacia - desde que seja no mesmo bioma e na mesma bacia hidrográfica -, e a soma de área de reserva legal e Área de Proteção Ambiental (APP), o que reduz o espaço a ser preservado e aumenta a área de plantio. Além disso, de acordo com o ministro, os produtores poderão plantar nas encostas.

"Nós propusemos várias modificações que resolvem o problema de 90% dos agricultores brasileiros. Agora terei que na semana que vem sentar com a bancada da Agricultura e Pecuária, como eles gostam de ser chamados, e com a articulada e bela senadora Kátia Abreu [DEM-TO], e ver os outros 10%", disse Minc.

Em abril, o ministro do Meio Ambiente chegou a se posicionar sobre a proposta ruralista de criação de um novo código ambiental. Naquela época, quando foi apresentado o pré-projeto, Minc considerou "antiquada" a proposta de descentralizar a política ambiental e fortalecer as leis estaduais em detrimento da legislação federal. O ministro, entretanto, admitiu que o atual Código Florestal precisa de "adaptação, modernização e flexibilização".

LEIA AQUI O PROJETO QUE CRIA O CÓDIGO AMBIENTAL BRASILEIRO

"Código ambiental catarinense é constitucional", dizem ruralistas

MP entrará com Adin contra código ambiental de Santa Catarina

Minc considera "antiquada" proposta ruralista de Código Ambiental

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Código Florestal

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

Estado de saúde de Roseana Sarney é "ótimo", afirma hospital

Suplicy quer tornar públicos dados de funcionários

Destaques da DRU serão votados na próxima semana

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DO CONSUMIDOR

Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos

2

CPMI DO INSS

Presidente da Confederação de Pescadores é preso na CPMI do INSS

3

Economia

Senado aprova isenção de IR até R$ 5 mil e projeto segue para sanção

4

SENADO FEDERAL

Fabiano Contarato será o presidente da CPI do Crime Organizado

5

INTERNACIONAL

Presidente do México sofre assédio sexual durante evento público

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES