Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bancada ruralista apresenta projeto que revoga Código Florestal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Bancada ruralista apresenta projeto que revoga Código Florestal

Congresso em Foco

4/6/2009 16:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), apresentou na noite de quarta-feira (3), quase ao final da sessão ordinária, o projeto de lei que cria o Código Ambiental Brasileiro e estabelece uma nova Política Nacional de Meio Ambiente. A proposta, protocolada com 45 assinaturas de deputados que apoiam o projeto, pretende revogar o atual Código Florestal.

A principal mudança prevista no projeto é dar autonomia aos estados para que eles estabeleçam leis ambientais específicas. Os ruralistas querem estender a experiência com a criação do Código Ambiental Catarinense para os demais estados. O código de Santa Catarina, no entanto, está sendo contestado tanto na Justiça do estado, quanto no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os ruralistas justificam que a atual legislação ambiental está "obsoleta" e em "desacordo com a realidade do país". Eles argumentam que estabelecer porcentagens e metragens iguais para todo o país - como é o caso dos percentuais propostos para a reserva legal - é uma "antipolítica ambiental".

A iniciativa ruralista deve aumentar ainda mais o embate com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Na manhã de hoje, Minc preferiu não se pronunciar sobre a proposta, justificando que ainda não recebeu oficialmente o projeto. O ministro disse, no entanto, que várias modificações na legislação ambiental para atender os pequenos produtores rurais já foram feitas e que 90% dos agricultores brasileiros já foram atendidos.

Segundo Minc, entre as modificações acordadas entre Ministério do Meio Ambiente e agricultores e pecuaristas, está a possibilidade de compensação de reserva legal fora da micro-bacia - desde que seja no mesmo bioma e na mesma bacia hidrográfica -, e a soma de área de reserva legal e Área de Proteção Ambiental (APP), o que reduz o espaço a ser preservado e aumenta a área de plantio. Além disso, de acordo com o ministro, os produtores poderão plantar nas encostas.

"Nós propusemos várias modificações que resolvem o problema de 90% dos agricultores brasileiros. Agora terei que na semana que vem sentar com a bancada da Agricultura e Pecuária, como eles gostam de ser chamados, e com a articulada e bela senadora Kátia Abreu [DEM-TO], e ver os outros 10%", disse Minc.

Em abril, o ministro do Meio Ambiente chegou a se posicionar sobre a proposta ruralista de criação de um novo código ambiental. Naquela época, quando foi apresentado o pré-projeto, Minc considerou "antiquada" a proposta de descentralizar a política ambiental e fortalecer as leis estaduais em detrimento da legislação federal. O ministro, entretanto, admitiu que o atual Código Florestal precisa de "adaptação, modernização e flexibilização".

LEIA AQUI O PROJETO QUE CRIA O CÓDIGO AMBIENTAL BRASILEIRO

"Código ambiental catarinense é constitucional", dizem ruralistas

MP entrará com Adin contra código ambiental de Santa Catarina

Minc considera "antiquada" proposta ruralista de Código Ambiental

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Código Florestal

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

ENERGIA RENOVÁVEL

Governo impõe uso de energia limpa nova em projetos de exportação

Meio ambiente

Fundo Amazônia financiará combate a incêndios no Cerrado e Pantanal

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SUPREMO

Condenação de Zambelli expõe dissidência de Nunes e Mendonça

2

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Eduardo não quebrou o decoro, diz presidente do Conselho de Ética

3

Tentativa de Golpe

1ª Turma do STF começa a julgar Bolsonaro na próxima semana

4

PRISÃO DOMICILIAR

PGR pede reforço policial na casa de Bolsonaro para evitar fuga

5

DESVIO DE APOSENTADORIAS

Após acordo, Duarte Jr. assume vice-presidência da CPMI do INSS

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES