Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/2/2009 18:21
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defendeu nesta quinta-feira (19) o fim da verba indenizatória. “Temos de encontrar um meio de acabar com a verba indenizatória”, afirmou o peemedebista em referência ao montante de R$ 15 mil mensais que os parlamentares têm direito para pagar despesas relativas ao mandato.
Por sua vez, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), anunciou ontem que vai abrir mão do benefício neste ano. “Não usei quase nada em 2008, então decidi abrir mão”, argumentou.
O debate sobre o uso da verba indenizatória surgiu depois que o Congresso em Foco revelou que o ex-corregedor da Câmara Edmar Moreira (sem partido-MG), empresário do ramo de segurança, gastou R$ 236 mil do benefício com sua segurança particular. Entre as irregularidades atribuídas ao parlamentar, estão dívidas previdenciárias e bens não declarados à Justiça eleitoral.
Após o episódio, a Mesa Diretora da Câmara decidiu divulgar os dados na internet. Contudo, conforme revelou com exclusividade o Congresso em Foco, a Câmara já possuia um sistema de acompanhamento detalhado das despesas feitas pelos parlamentares com a verba indenizatória. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira