Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
2/12/2008 | Atualizado 3/12/2008 às 11:50
Num auditório lotado, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, parlamentares apontados pelos jornalistas e pelos internautas como os que mais se destacaram no exercício do mandato este ano receberam o Prêmio Congresso em 2008 cobrando do próprio Parlamento uma nova postura diante da sociedade. As críticas se referiam desde a submissão do Legislativo aos demais poderes até a necessidade de uma posição mais firme no combate à corrupção.

Víuva de Jéfferson Péres, Marlídice recebe homenagem (Paulo Negreiros)
Veja mais imagens da cerimônia
A cerimônia, que foi apresentada pelos jornalistas Heraldo Pereira e Cristina Serra, homenageou os 42 finalistas pré-classificados por profissionais de imprensa, submetidos ao crivo dos leitores deste site por 60 dias, em votação na internet. Após a premiação, na noite de ontem (1º), parlamentares e convidados se divertiram num coquetel ao som bem brasileiro do grupo paulistano Samba de Rainha e do brasiliense DJ Barata. Outra atração da festa foi a presença da equipe do programa Custe o que Custar (CQC), da Band, que combina jornalismo e humor. As reportagens de Rafael Cortez devem ir ao ar na próxima segunda-feira (8).
Os três parlamentares mais votados na Câmara, em ordem decrescente – Fernando Gabeira (PV-RJ), Luciana Genro (Psol-RJ) e José Carlos Aleluia (DEM-BA) – e no Senado – Alvaro Dias (PSDB-PR), Pedro Simon (PMDB-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP), por meio de sua assessora de imprensa –, receberam a nova versão do troféu, especialmente feito pela artista plástica Suzana Gouveia. Suplicy não pôde comparecer, pois tinha compromisso oficial
Uma das novidades deste ano foi a entrega do prêmio ao parlamentar que, na avaliação dos leitores, mais se destacou no combate à corrupção, o senador Pedro Simon (PMDB-RS). O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) também receberam uma placa por terem sido apontados pelos 204 profissionais de imprensa consultados como os que mais bem representaram a população no Congresso em 2008.
Também foi entregue uma placa alusiva àqueles que, na votação na internet, foram classificados entre a quarta e a décima colocação
Independência
A premiação serviu ainda para os parlamentares fazerem um balanço das atividades do Legislativo. O presidente do Congresso, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou que o Parlamento não pode viver a reboque do Executivo e do Poder Judiciário. Ele reclamou do excesso de medidas provisórias, que trancam a pauta da Câmara e do Senado, e das decisões judiciais que acabam tornando-se novas leis – como nos casos do nepotismo e da fidelidade partidária.
“Precisamos continuar a lutar por um parlamento melhor. Isso significa um parlamento independente, sem o abuso das medidas provisórias”, protestou Garibaldi, aplaudido pelo auditório.
Ele disse que, das 108 sessões deliberativas do Parlamento deste ano, 75 estiveram com a pauta trancada por MPs. “É evidente que não pode continuar assim.” Garibaldi afirmou que o Legislativo precisa dar um exemplo de trabalho. Isso porque muitas vezes a própria dinâmica do Parlamento atrapalha a votação de temas importantes para o país.
Senador mais votado pelos internautas, Alvaro Dias disse que “a produção está aquém das expectativas de um parlamento atuante”. O senador ponderou que a Casa aprovou matérias importantes, como a regulamentação da emenda 29 e os projetos sob
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil