Notícias

Governo se reúne para debater reforma tributária

1/12/2008
Publicidade
Expandir publicidade
O presidente Lula se reúne desde a manhã de hoje (1º) com os ministros palacianos e a equipe econômica para debater o combate à crise financeira mundial e a reforma tributária em votação na Câmara.
 
Os deputados da base divergem do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre três pontos que o governo quer inserir no texto: a criação de um imposto de renda por setor de atividades, a redução da existência da Zona Franca de Manaus (somente até 2023) e a desoneração total da cesta básica.
 
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), marcou sessão deliberativa para esta segunda-feira, o que não é usual na Casa. A intenção é apressar a votação da reforma e de uma matéria importante para o petista, a mudança no rito de tramitação das Medidas Provisórias, de modo que elas não tranquem mais as pautas do Senado e da Câmara.
 
Entretanto, são justamente duas MPs vindas do Senado que vão trancar a pauta dos deputados hoje. Por uma manobra da oposição – que é contrária à reforma tributária –, as medidas provisórias terão ser analisadas de novo na Câmara, e atrasar o desejo do governo de aprovar ainda este ano as mudanças no sistema de impostos do país.
 
O ano no Congresso acaba daqui a 20 dias. Os deputados e senadores só voltariam a trabalhar em 1º de fevereiro de 20009.
 
Até as 13h, a reunião da Coordenação Política do Palácio do Planalto não havia terminado. (Eduardo Militão)
 
Deputados usam Senado para adiar reforma tributária
 
Câmara vota reajuste para 471 mil servidores nesta semana
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos