Meio a contragosto, o PCdoB deve “indicar” voto no candidato à reeleição de Manaus (AM), Serafim Corrêa (PSB). Mas os comunistas não vão trabalhar na campanha para tentar vencer Amazonino Mendes (PTB) na disputa eleitoral do segundo turno.
Segundo a deputada Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), o partido está numa posição desconfortável no Amazonas.
“A situação é extremamente delicada. Você tem o Amazonino, que é da base do governo, mas com quem temos divergências profundas. E o Serafim se aliou ao PSDB e ao DEM, um samba do crioulo doido. A aliança dele com o [líder do PSDB no Senado], Arthur [Virgílio], não é de hoje”, comentou ela, na tarde desta quinta-feira (9).
O PCdoB não aceita o fato de Amazonino ter privatizado os serviços bancários e de água, além da tentativa de fazer concessão para a exploração de gás. Contra Serafim, Vanessa se queixa de que ele manteve os contratos de privatização do sistema de abastecimento d’água.
Como o PCdoB e PSB fazem parte do Bloquinho na Câmara, a idéia é que os comunistas acabem apoiando Serafim ainda que timidamente. “Por deferência ao PSB, vamos tomar uma decisão em poucos dias. Vamos indicar o voto no Serafim, mas não vamos nos envolver na campanha, não”, afirmou Vanessa. (Eduardo Militão)