Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. MPF denuncia mais 11 por desvios nos Correios

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

MPF denuncia mais 11 por desvios nos Correios

Congresso em Foco

12/9/2008 | Atualizado às 13:17

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) denunciou 11 pessoas por desvio de dinheiro público na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), entre 2004 e 2005. Cinco delas, segundo comunicado do MPF/DF, também responderão por uso de documento falso. Ao todo quatro funcionários da empresa foram denunciados junto com lobistas e empresários do ramo de engenharia.

Ainda, de acordo a denúncia, as pessoas são acusadas de desviar cerca de R$ 2 milhões das obras para implantação de um sistema de tratamento de ar no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas de Benfica, no Rio de Janeiro.

"Os lobistas José Santos Fortuna e Clauzer Esteves cooptavam empregados públicos para obter informações privilegiadas sobre as licitações da ECT. Com esses dados, associavam-se a outras empresas para fraudar o processo licitatório e vencer o certame", explica a nota do MPF. 

A licitação, diz o MPF, foi vencida pela empresa Aerotécnica União, administrada pelos denunciados Washington Pavan e José Cação. "As investigações demonstraram que a Aerotécnica era parceira da empresa Atrium Tecnologia e Serviços de Engenharia, comandada por José Santos Fortuna e Clauzer Esteves", diz o texto.

Os funcionários envolvidos e denunciados, responsáveis por acompanhar a execução da obra e autorizar o repasse dos recursos, são: o então chefe do Departamento de Engenharia da empresa, Jorge Dantas; o sub-chefe do departamento, Carlos Tormim; o chefe da Divisão de Projetos do departamento, Edilson Louzada; e o arquiteto e fiscal da obra Antônio Winter.  Todos, segundo a denúncia, não tinham conhecimento técnico adequado para avaliar a execução da obra.

Ontem (11) o MPF/DF denunciou o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que deflagrou a crise do mensalão, pela participação num escândalo de propina nos Correios. Segundo a denúncia (leia mais), ele e outros envolvidos no “grupo criminoso” arrecadaram cerca de R$ 5 milhões em propinas para financiar projetos políticos do PTB.

Nos próximos dias, os procuradores da República devem apresentar novas denúncias envolvendo os Correios. Vinte inquéritos estão apurando outras denúncia de corrupção no órgão vinculado ao Ministério das Comunicações.  (Lúcio Lambranho)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Porta-voz boliviano garante abastecimento de gás

Uso do FGTS em consórcios aguarda sanção de Lula

Lula demite Paulo Lacerda, diz jornal

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES