Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/9/2008 0:16
O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) seguiu a tendência de alta nos juros e decidiu elevar hoje (10) a taxa básica (Selic) em 0,75 ponto percentual. Agora, o juro básico passa a ser de 13,75% ao ano, sem tendência de alteração. Foi o quatro aumento consecutivo determinado pelo Copom na taxa Selic.
A decisão do Copom não foi unânime: três diretores do Banco Central, integrantes do comitê, entenderam que uma elevação menor, de 0,5 ponto percentual, seria a melhor opção.
O breve comunicado do Copom mencionou a conjuntura macroeconômica para fundamentar a decisão, além de fazer uma referência à latente insinuação do processo inflacionário:
"Avaliando o cenário macroeconômico, o Copom decidiu elevar a taxa Selic para 13,75% ao ano, sem viés [tendência de aumento ou diminuição na taxa Selic], por cinco votos a favor e três pela elevação da taxa Selic em 0,5 p.p. [pontos percentuais], com vistas a promover tempestivamente a convergência da inflação para a trajetória de metas", diz o comunicado oficial do Copom.
A próxima reunião do comitê, a quinta do ano, será realizada nos dias 28 e 29 de outubro. (Fábio Góis)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil