Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/9/2008 0:16
O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) seguiu a tendência de alta nos juros e decidiu elevar hoje (10) a taxa básica (Selic) em 0,75 ponto percentual. Agora, o juro básico passa a ser de 13,75% ao ano, sem tendência de alteração. Foi o quatro aumento consecutivo determinado pelo Copom na taxa Selic.
A decisão do Copom não foi unânime: três diretores do Banco Central, integrantes do comitê, entenderam que uma elevação menor, de 0,5 ponto percentual, seria a melhor opção.
O breve comunicado do Copom mencionou a conjuntura macroeconômica para fundamentar a decisão, além de fazer uma referência à latente insinuação do processo inflacionário:
"Avaliando o cenário macroeconômico, o Copom decidiu elevar a taxa Selic para 13,75% ao ano, sem viés [tendência de aumento ou diminuição na taxa Selic], por cinco votos a favor e três pela elevação da taxa Selic em 0,5 p.p. [pontos percentuais], com vistas a promover tempestivamente a convergência da inflação para a trajetória de metas", diz o comunicado oficial do Copom.
A próxima reunião do comitê, a quinta do ano, será realizada nos dias 28 e 29 de outubro. (Fábio Góis)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares