Estudantes da Universidade de Brasília ocuparam por todo o fim-de-semana o prédio da reitoria, desta vez
sem caráter de protesto. O objetivo da reocupação – a primeira ocorreu em abril, em exigência à saída do então reitor, Timothy Mulholland – foi a discussão de assuntos como as eleições para a escolha do novo reitor e a relação da universidade com mercado profissional.
De acordo o membro do Fórum Permanente de Mobilização Estudantil da UnB, Artur Sinimbu, cerca de 100 estudantes participaram da ocupação deste fim-de-semana. Na mobilização de abril, centenas de estudantes se revezaram numa permanência de 15 dias nas instalações da reitoria. A reivindicação foi atendida, e Mulholland entregou o cargo atolado em denúncias de uso criminoso da estrutura financeira da universidade.
“Todas as pessoas que estavam na [primeira] ocupação tinham o comprometimento bastante claro de que aquilo era o início de um processo. Nós não queríamos tirar só o reitor”, destacou Artur, aluno do curso de Ciência Política, acrescentando que a intenção do corpo discente na foi “pautada só por um evento”, e que os debates servirão para criar uma pauta de reivindicações a ser entregue aos candidatos à reitoria – por ora sob o comando de Roberto Aguiar.
(Da Redação)