Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/8/2008 18:39
Após reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), anunciou prioridade para a votação da medida provisória que cria o fundo soberano, e da proposta de emenda constitucional (PEC) que institui a reforma tributária.
Chinaglia destacou que, em sua opinião, essas duas matérias e a análise da PEC que muda o rito das medidas provisórias no Congresso deverão ser prioritárias. O parlamentar levou a Lula uma espécie de mapa das MPs em tramitação na Casa e destacou que as medidas provisórias podem comprometer as votações dos deputados. Isso ocorre porque após 45 dias, essas matérias passam a trancar a pauta de votações e precisam ser apreciadas antes de qualquer outra.
O deputado paulista ressaltou que a MP que cria o fundo soberano (uma espécie de reserva financeira para o país) passará a trancar a pauta da Câmara a partir do próximo dia dois de setembro. Chinaglia não assegurou que a matéria será votada antes de trancar a pauta da Casa. “Depende de como a oposição vai se comportar. Se vai obstruir ou não”, analisou.
Em relação à medida provisória que reajusta os salários dos servidores, Chinaglia foi taxativo: “Não me cabe discutir com o presidente se ele vai editar alguma MP”.
Hoje, o parlamentar teve um encontro com funcionários públicos, que reivindicam aumento por meio de medida provisória. (leia mais) No entanto, ele sinalizou que a matéria não será de fácil análise: “É impossível uma MP com tanto detalhe ser votada rapidamente”.
Em relação à criação de uma nova estatal para explorar o petróleo existente na chamada camada pré-sal, Chinaglia afirmou que vai discutir o tema com parlamentares interessados. O parlamentar não descartou criar um grupo de trabalho ligado à Presidência da Câmara para analisar as potencialidades da camada pré-sal. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil