Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/8/2008 | Atualizado às 15:27
O deputado Augusto Carvalho (PPS-DF) assume nesta quinta-feira (21) a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Essa será a primeira experiência do parlamentar em um cargo no Executivo da capital. Augusto, que está no quarto mandato consecutivo na Câmara, substitui o médico José Rubens Iglésias.
Na vaga de Augusto Carvalho, assumirá o ex-deputado distrital José Edmar (PR-DF), que já foi preso pela Polícia Federal. Em 2003, Edmar e mais oito pessoas foram detidas durante a Operação Grilo por parcelamento ilegal de solo e formação de quadrilha.
Nessa operação da Polícia Federal, os acusados foram indiciados por grilagem de terras, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, formação de quadrilha e ameaça a testemunhas. De acordo com a Polícia Federal, o bando, que seria liderado por Edmar, era um dos principais grupos criminosos investigados pela Missão Especial de Combate à Grilagem de Terras no Distrito Federal.
Contudo, à época, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou que a prisão preventiva de José Edmar foi ilegal.
Atualmente, e entre outras, o peemedebista responde a uma ação penal no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) por posse irregular de arma de fogo. Esse processo foi aberto em março de 2007. Edmar também responde a uma ação penal por injúria e a uma ação indenizatória, movida pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).
Ao assumir o cargo na Câmara, todos os processos contra José Edmar serão analisados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A reportagem do Congresso em Foco está tentando entrar em contato com José Edmar, mas ainda não obteve sucesso.
José Edmar, 56 anos, é teólogo e líder comunitário de Taguatinga. O parlamentar exerceu quatro mandatos na Câmara Legislativa. Sua vida pública teve início com a liderança por moradia para a população carente nos anos 70. Na Câmara Distrital, ele se destacou com propostas ligadas à habitação. (Rodolfo Torres e Renata Camargo)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil