Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/7/2008 17:09
O presidente Lula declarou nesta quarta-feira (30) que espera que os progressos feitos durante as negociações da Rodada de Doha não sejam desperdiçados. Lula disse que o Brasil continuará buscando maior liberalização do comércio agrícola mundial.
"Esperamos que os avanços já alcançados durante as discussões sejam preservados. É o que esperam os países mais pobres, que mais teriam a ganhar com um acordo", afirmou o presidente brasileiro em discurso durante almoço com o presidente da Costa Rica, Oscar Arias Sánchez, no Itamaraty.
De acordo com Lula, mesmo com o fracasso das negociações o país vai continuar "empenhado na luta para a liberação do comércio agrícola".
As negociações da Rodada de Doha, no âmbito da Organização Mundial do Comércio, entraram em colapso nesta terça-feira, depois de nove dias de discussões em Genebra com ministros dos principais envolvidos.
Oficialmente, o fracasso foi creditado a questão de salvaguardas exigidas por países como Índia e China, que gostariam de uma proteção variável a seus agricultores em momentos de importações de alimentos em grandes quantidades. (Tatiana Damasceno)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação